quarta-feira, 23 de julho de 2025

Impactos do tarifaço podem chegar aos bares

 TARIFAÇO

Setor teme que inflação gerada por tarifas de 50% pressione custos de insumos e afaste consumidores

FOTO: REPRODUÇÃO OctoGO - Delivery de eventos


O anúncio das novas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros acendeu o alerta em diferentes setores da economia, e o segmento de bares e restaurantes não passou incólume.

De acordo com dados da Receita Federal, o Brasil tem mais de 1,7 milhão estabelecimentos de alimentação “fora do lar”, e São Paulo concentra 9% deste montante.

As tarifas devem começar no dia 1º de agosto e, para representantes do setor, a medida deve afetar o tradicional happy hour do brasileiro — mesmo que não imediatamente —, sobretudo nos preços de matéria-prima.

Segundo Humberto Munhoz, sócio do Grupo 3T Brasil, responsável por marcas como O Pasquim Bar e Coffee & Beyond, de 20% a 30% de todo o faturamento do setor é reinvestido em material, sem contar os outros custos indiretos.

“Em um ano em que o faturamento já não está incrível, em que a gente trabalha para faturar praticamente igual ao ano passado, qualquer notícia que tende a aumentar a inflação é muito ruim”, disse.

Em um cenário onde analistas enxergam o aumento do dólar pela instabilidade global e menor exportações brasileiras, itens como carne, café, laticínios e bebidas podem sofrer reajustes.


CNN BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário