quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Sessão Solene celebra OS 51 anos da Ceasa DF

 BRASÍLIA


Foto: Reprodução/TV Câmara Legislativa

Nesta quarta-feira (22), a Câmara Legislativa realizou celebrou os 51 anos das Empresas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - CEASA/DF. A iniciativa foi da deputada Jaqueline Silva (MDB), que destacou o grande potencial da região que gera 1500 empregos diretos e 4000 indiretos.

“No meu mandato, senti a necessidade de auxiliar e estamos trabalhando em um projeto de Lei que vai ajudar a reduzir a cobrança do IPTU. Nós deputados ainda não podemos colocar emendas aqui, mas queremos destravar isso para melhorar teto, elétrica e gerar mais acessibilidade ao local.”

A parlamentar enfatizou que vivenciou parte importante de sua vida no CEASA, quando era proprietária de um "sacolão".“É uma grande oportunidade estar comemorando os 51 anos da CEASA. Não tem como vir aqui e não me emocionar pois grande parte da minha vida foi aqui, com o trabalho dos produtores da região e dos empresários deste local.”

O presidente do CEASA, Bruno Sena, afirmou que é preciso fazer o local crescer, pois o DF conta com uma das melhores CEASAs do Brasil, abastecendo parte de Goiás e até Bahia. Sena enfatizou a necessidade de criação do centro de produção avançado para dar mais oportunidades aos produtores que precisam comercializar.

“O produtor já enfrenta sérias dificuldades no dia a dia no trabalho do campo. É a falta de chuva, queda de energia, pragas e o preço do insumo que subiu. Mas quando vence tudo isso, vem a maior barreira que é a comercialização porque é onde todo o esforço de dias e anos podem esvair pela falta de lugar para venda. Nós precisamos valorizar este local.”

Presente à cerimônia, a vice-governadora, Celina Leão, parabenizou as pessoas que produzem e comercializam alimentos, pois são fundamentais para a economia do DF. 

“Muitos não sabem quanto um alimento precisa de uma mulher e homem do campo para labutar e chegar na nossa mesa e o quanto esse alimento precisa de um centro de distribuição organizado, com trabalhadores dignos de respeito, para chegar às nossas mesas.”
 

Avanços 

Já o secretário de Agricultura do DF, Rafael Buen, salientou os avanços da empresa. “Levantamos todos os problemas daqui, como o financeiro que em 2023 houve déficit de 2 bilhões de reais, porém o mais grave era a autoestima que não havia aqui. Trabalhamos em prol da CEASA com vários eventos e assim arrumaremos tudo pois tem vidas aqui.”

“Atendo produtores que querem produzir alimentos melhores e estamos falando de uma empresa que é responsável pela alimentação de quase 5 milhões de pessoas no DF e entorno. Nossos produtores merecem sim uma solenidade pois a população às vezes não dá valor.”, afirmou o presidente da EMATER, Cleison Duval

 

Desperdício de alimento

José Aparecido da Costa, presidente da Fecomércio, reforçou a importância da CEASA para o DF. Para ele, a empresa é o coração pulsante de Brasília. 

“Temos uma parceria muito grande com o SESC, no programa mesa Brasil, para aproveitar 100% dos alimentos e nós já distribuímos mais de 250 mil toneladas de alimentos. A importância da CEASA é grande e não pode ser fechada, pois acredito que há muito mais de 4000 empregos diretos.”

Para Fauzi Nacfur, Presidente do DER, a torcida é para que a perda de produtos seja minimizada cada vez mais. “Parabenizo a CEASA e proponho a secretaria de turismo para ter visitas guiadas às crianças para mostrar de onde sai nossos alimentos. Tudo isso tem uma história, trabalho e suor que todos deveriam conhecer e valorizar.”

Também estiveram presentes na solenidade Roney Nemer, Presidente do IBRAM, Sueli Souza, representando o secretário de Estado DF. Ao fim do evento, foram entregues moções de louvor à homenageados.

Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário