domingo, 6 de agosto de 2017

BRASIL



Mais de 100 mães se reúnem para 'mamaço' coletivo, em Belém

Mães participam de "mamaço" coletivo, em Belém (Foto: Ascom/Prefeitura de Belém)




Mais de 100 mães se reuniram na manhã deste domingo (6), na praça do Horto Municipal, em Belém. Elas participaram do "mamaço" coletivo, uma ação para incentivar imprtância da alimentação. A iniciativa é parte da 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e ainda promoveu o compartilhamento de informações e experiências visando à ampliação das redes de apoio.

É por meio do leite materno que a criança adquire nutrientes necessários para uma vida mais saudável. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Silva, essa é mais uma forma de reafirmar para a sociedade sobre a importância da criança ter o alimento natural.
“Por meio desse projeto nós estimulamos não só a mãe, mas também a sociedade de modo geral a apoiar a amamentação. O gesto é significativo e deve ocorrer em qualquer espaço e a qualquer hora. É natural e não existe nenhum outro alimento que possa substituir o leite materno nos seis primeiros meses de vida”, declarou.
Acompanhamento

Na rede municipal, o aleitamento materno é incentivado desde o pré-natal. Após o nascimento, os bebês são assistidos pelo Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (Proame), que é conduzido por porfissionais que ensinam a melhor posição para o aleitamento e orientam sobre o consumo exclusivo do leite materno até a criança completar seis meses de vida.
Belém conta ainda com uma sala de coleta de leite humano na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Benguí II, que desde a implantação já coletou mais de 13 litros de leite humano, além de duas salas de amamentação na UMS Benguí e na UMS Providência.
No posto de coleta, as mulheres podem ordenhar e deixar o leite para doação. Podem ainda entregar o pote já com o leite para armazenamento até a coleta, que é feita por agentes do projeto “Bombeiros Pela Vida”, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
As salas de amamentação estão abertas diariamente para que qualquer mulher tenha um espaço confortável, com boa iluminação e refrigeração para amamentar seu bebê.

G1 PA, Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário