terça-feira, 26 de março de 2019

Microempresários e beneficiários do INSS aproveitam Justiça Itinerante no Parque Lagoas do Norte



SEMPLAN - LAGOAS DO NORTE


Diversos órgãos estão atendendo com orientações para os moradores
26/03/2019 - 13h16 Imprimir Envie por e-mail
Microempresários e beneficiários do INSS aproveitam Justiça Itinerante no Parque Lagoas do Norte
Créditos: Ascom Semplan
O projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Piauí, está durante toda essa semana no Parque Lagoas do Norte oferecendo diversos serviços. Parceiros do projeto, como INSS e SEBRAE, também estão presentes e oferecem à população informações, atividades e serviços que não necessitam de senha, facilitando ainda mais o acesso do público às ações da Justiça Itinerante.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está passando informações sobre benefícios como aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, reabilitação e qualquer dúvida da população em relação a seus benefícios, deveres e direitos.

“Estamos orientando as pessoas que procuram serviços do INSS. Muitos não sabem dos direitos que tem, e por isso fazemos esse trabalho de orientação. Para qualquer atendimento na sede do INSS é necessário ligar para o 135 e marcar um agendamento para ser atendido. Alguns serviços também podem ser feitos online pelo site do INSS. Até o final da Justiça Itinerante no Parque Lagoas do Norte estaremos distribuindo informativos e tirando dúvidas da população”, ressaltou Paulo Alexandre, servidor do órgão.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece serviços de envio de declaração de imposto de renda para pessoa jurídica, formalização do microempreendedor individual, emissão de boleto de pagamento do INSS para microempreendedor individual e também orientações para o micro e pequeno empresário que deseja esclarecer alguma dúvida sobre sua empresa. Além disso, está oferecendo gratuitamente um curso de confecção de adereços infantis, que vai até a próxima sexta-feira (29).

“As vantagens que os cidadãos conseguem ao regularizar a sua empresa é que primeiramente passam a trabalhar de forma legalizada, com seu CNPJ, e não vai mais ter medo de fiscalizações. Outra vantagem é que passa a contribuir com 5% sobre o salário mínimo para o INSS, enquanto autônomo paga 11%. Esperamos até o dia 29 ao fim da Justiça Itinerante atender o maior número possível de pessoas”, destacou Aldeídes Pontes, representante do Sebrae Itinerante.

A oficina de adereços infantis chamou a atenção do público que está no parque aproveitando a Justiça Itinerante. Lorena Thaís, de 24 anos, é moradora da comunidade. Ela diz que está gostando muito e que vai utilizar o conhecimento do curso para aperfeiçoar o seu trabalho e ganhar uma renda extra.

“Eu trabalho com isso. Gosto de trabalhar com materiais que possam ser reutilizáveis e vim para cá buscando aprender mais, para me atualizar e adquirir aprendizado. O curso vai me dar mais oportunidade de colocar em prática o que aprendi e também de garantir uma renda extra para poder ajudar a família”, concluiu Lorena.

“O Programa Lagoas do Norte tem o maior prazer de ajudar em uma iniciativa como essa, que leva até à população mais carente serviços que normalmente, por dificuldade financeira ou falta de informação, eles não tem acesso”, conclui o diretor do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário