terça-feira, 26 de março de 2019

Minha Casa, Minha Vida completa 10 anos e tem projeto de residencial inovador em Teresina



PLN - LAGOAS DO NORTE


Residencial Parque Brasil tem 1.022 unidades habitacionais
26/03/2019 - 13h30 Imprimir Envie por e-mail
Ao completar 10 anos de existência, o Minha Casa, Minha Vida executa, em parceria com o Programa Lagoas do Norte, a obra do residencial Parque Brasil. Esse residencial, com 1.022 unidades habitacionais, é um projeto piloto inovador em nível nacional, já que ele leva em consideração não apenas as casas e apartamentos, mas tem uma estrutura urbanística totalmente planejada para favorecer o transporte coletivo, o desenvolvimento do comércio na região e a qualidade de vida das pessoas que lá residirão.

Esse residencial tem um padrão jamais construído no Brasil. Ao todo, são 1.022 unidades, distribuídas em 350 casas e 672 apartamentos. Cada um tem área de 48 m², com sala, cozinha, dois quartos e banheiro. Os prédios de apartamentos são formados por três pavimentos.

O empreendimento será habitado por famílias que atualmente vivem em áreas de risco na zona norte da cidade, em condições insalubres. O projeto está inserido na segunda fase do Programa Lagoas do Norte, em parceria entre a Caixa Econômica e a Prefeitura, orçado em R$ 114.924.765,27 milhões, e já tem mais de 300 unidades habitacionais construídas.

O projeto prevê também a realização de obras de drenagem no residencial, o que vai garantir que as águas pluviais não afetarão as estruturas das unidades habitacionais nem as ruas. Também estão contidos no projeto as ligações hidráulicas e energia elétrica, assim como a iluminação pública.

Além dessas características, consta ainda a destinação de lotes maiores àquelas famílias que já possuem negócios em suas regiões de origem. Ao optarem por viver no residencial, elas terão terreno compatível para continuarem suas atividades comerciais. Uma outra característica que diferencia o projeto é a estrutura urbana voltada para propiciar o trânsito de ônibus dentro do residencial.

“O Programa Lagoas do Norte tem um olhar multissetorial e, um dos aspectos que move o desenvolvimento dos seus projetos é o social. Esse empreendimento, quando for finalizado, será oferecido às famílias que hoje vivem em condições insalubres como uma das opções de reassentamento. Esse residencial está localizado em frente à principal avenida da região, que é a avenida Poti Velho, possui um projeto de drenagem que garantirá a segurança hídrica que as famílias não possuem hoje, e conterá todos os equipamentos públicos necessários para o bem-estar dessas famílias, como transporte coletivo, escola, praças e comércio”, destaca Márcia Muniz, diretora geral do Programa Lagoas do Norte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário