SAÚDE
Evento acontece na terça e na quarta, no Setor Hoteleiro Sul. Comprimido que reduz contágio é um dos focos do debate.
Evento acontece na terça e na quarta, no Setor Hoteleiro Sul. Comprimido que reduz contágio é um dos focos do debate.
![]() |
Um estudante exibe seu rosto e pintado à mão com mensagens durante uma campanha de conscientização sobre o HIV/AIDS no Dia Mundial da AIDS em Chandigarh, na Índia (Foto: Ajay Verma/Reuters)
Organizações não governamentais ligadas ao acolhimento e à orientação de pacientes com HIV e Aids se reúnem em Brasília, nesta semana, para um evento sobre o vírus e as formas de evitar a disseminação da infecção.
|
Empresas, especialistas e ONGs de todo o Brasil devem comparecer aos debates, entre terça (17) e quarta-feira (18). O primeiro Encontro Nacional de ONGs que trabalham com HIV/Aids é organizado pelo Fundo PositHiVo.
A abertura do evento, nesta quarta, terá a presença da diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Adele Benzaken. Em novembro, ela falou ao G1 sobre os avanços no controle do HIV em todo o país.
Prevenção e contágio
No centro da discussão, segundo os organizadores, estão as estatísticas que apontam o crescimento do HIV entre jovens no país. O assunto está relacionado à disseminação do vírus entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e ao descuido com o preservativo.
Também estão previstos debates sobre a profilaxia pré-exposição, ou PrEP. A adoção do protocolo foi anunciada pelo Ministério da Saúde em maio de 2017, e os comprimidos chegaram à rede pública do DF em janeiro.
A PrEP envolve o uso diário do Truvada – comprimidos dos antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por pessoas que não têm o vírus mas, por algum motivo, se expõem a situações de maior risco. O público alvo inclui profissionais do sexo, casais sorodiscordantes (formados por um soropositivo e um soronegativo), pessoas trans e homens que fazem sexo com homens.
Direito à saúde
Outro desafio a ser enfrentado pelas ONGs e especialistas diz respeito às populações de baixa renda, ou que moram em áreas de periferia. Estudos mostram que o acesso dessas pessoas aos métodos de prevenção é menor.
A pauta do encontro inclui a apresentação de estratégias para atender a grupos nesta condição – moradores de favelas, populações ribeirinhas ou em regiões de fronteira, por exemplo.
I Encontro Nacional de ONGs que trabalham com HIV/Aids
Data: 17 e 18 de abril
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Grand Bittar - Setor Hoteleiro Sul Qd. 5 Bloco A (Asa Sul)
Entrada restrita a convidados
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Grand Bittar - Setor Hoteleiro Sul Qd. 5 Bloco A (Asa Sul)
Entrada restrita a convidados
FONTE: G1 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário