quinta-feira, 3 de agosto de 2017

METEOROLOGIA

Subsidência causa recorde de frio em Brasília
Resultado de imagem para frio de brasília
A noite fria é uma característica do inverno na região de Brasília. Foto: Reprodução G1

madrugada desta última  quarta-feira, 2 de agosto, foi a mais fria do ano até agora em Brasília. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de apenas 10,0°C na estação meteorológica oficial da capital federal. O recorde anterior era de 10,4°C no dia 05 de julho. A medição em outro local próximo indicou 9,2°C de temperatura mínima.

O frio foi sentindo em todo o Distrito Federal. Na estação ecológica de Águas Emendadas fez 8,5°C, em Braslândia, a mínima foi de 13,7°C e em Paranoá de 13,0°C.
A noite fria é uma característica do inverno na região de Brasília. Mesmo sem a presença de ar frio de origem polar, o resfriamento noturno é acentuado ocorre naturalmente por causa da grande perda radiativa (perda natural de calor pela atmosfera) que acontece as noites com pouca ou nenhuma nebulosidade.
Com tempo muito seco, quase não há formação de nuvens nesta época do ano, o que deixa o visual do nascer e do por sol sempre muito bonitos.


Frio de subsidência

As baixas temperaturas nas noites de inverno, mesmo sem ar polar, acontecem em toda a Região Centro-Oeste. Marcas um pouco abaixo dos 10°C são comuns também em Goiás, em Mato Grosso do Sul e ocorrem até em Mato Grosso. É o que os meteorologistas chamam de "frio de subsidência".

No decorrer do outono/inverno é comum o predomínio de um anticiclone (alta pressão atmosférica) sobre a Região Centro-Oeste. Este sistema gera correntes de ar de cima para baixo ( movimento de ar subsidente ou subsidência do ar) que trazem o ar seco dos níveis atmosféricos mais elevados para níveis próximos da superfície. Com o ar seco, pouca ou nebulosidade se forma nem de dia e bem durante a noite. As nuvens ajudam a reter o calor. Sem elas, o calor que foi armazenado com o aquecimento do sol escapa rapidamente para o espaço depois do por do sol, o que faz o ar esfriar. É mesmo processo que ocorre nos desertos: frio à noite e calor durante o dia.


CLIMATEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário