TRANSPORTE PÚBLICO
Projeto prevê 50 km de trilhos e aquisição de 15 trens; expansão pode beneficiar até 15 mil passageiros por dia
O Governo do Distrito Federal autorizou o início dos estudos de viabilidade para a Linha 2 do Metrô-DF, projeto que prevê cerca de 50 km de trilhos conectando a Esplanada dos Ministérios a regiões como Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante visita do governador Ibaneis Rocha às obras de expansão da Linha 1, no ramal Samambaia, na sexta-feira, 19.
O estudo inclui modelagem econômica para avaliar a viabilidade do investimento e os potenciais impactos de uma nova linha neste eixo de alta demanda. A Linha 2 proposta amplia a abrangência do sistema metroviário do Distrito Federal, conectando áreas atualmente atendidas apenas por ônibus ou transporte rodoviário. O estudo de viabilidade analisará o potencial de demanda, custos de implantação e possíveis modelos de financiamento, considerando a extensão prevista.
O Metrô-DF planeja adquirir novos trens, com processo licitatório previsto até o final do ano. A ampliação da frota busca atender ao crescimento da malha e ao aumento de passageiros, especialmente com a expansão em Samambaia, que adicionará 3,6 km de trilhos e duas novas estações próximas à UPA e ao Centro Olímpico.
Além da extensão das vias, serão construídos três viadutos com passagens de pedestres integradas e quatro passarelas aéreas, visando melhorar o acesso e a segurança nos deslocamentos. As obras devem beneficiar de 12 mil a 15 mil pessoas diariamente, segundo estimativas da companhia.
FONTE: Metrocptm
Nenhum comentário:
Postar um comentário