quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Febre do “morango do amor” passa e preço da fruta cai 44% na Ceasa Minas

AGRO
Maior oferta da fruta contribui para queda de preços

Crédito imagem: Prefeitura Municipal de Estiva 




A febre do “morango do amor” perdeu força, e o preço da fruta despencou no atacado. Após semanas em alta, o quilo que chegou a R$ 37,49 no dia 30 de julho está, nesta semana (18), R$ 20,60, uma queda de 44,4%, segundo o índice UFV/Ceasa Minas.

A queda se deve a dois fatores principais: o aumento da oferta, impulsionado pela elevação das temperaturas, e o desgaste da trend que popularizou a fruta em julho.

Segundo Ricardo Fernandes Martins, coordenador do setor de informações de mercado da Ceasa Minas, a perspectiva é de boa oferta até setembro, o que deve manter os preços em patamares mais baixos.

“Como diminuiu a euforia [do morango do amor], diminuiu também a demanda. Isso coincidiu com a maior entrada de fruta no mercado e resultou na queda dos preços. Agora está tudo nos eixos, tudo normal”, contou Reginaldo Ribeiro, gerente de uma atacadista de hortifrúti na Ceasa. Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, o produtor Igor Leonardo dos Santos reforça que as altas temperaturas aceleram o amadurecimento. “Com o aumento da temperatura, o morango tende a aumentar sua produtividade, o que coloca mais fruta no mercado. Sendo assim, o preço tende a baixar mesmo”, contou à Itatiaia.


Itatiaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário