terça-feira, 18 de abril de 2023

PMDF reforça medidas de segurança nas escolas do Distrito Federal

 SEGURANÇA

A Policia Militar estreita o contato com a comunidade escolar para diminuir casos de violência e ameaças nas escolas. Nesta segunda-feira (17), a corporação participou da palestra promovida pelas secretarias de Segurança Pública e Educação voltada para representantes das escolas públicas, no auditório da Academia dos Bombeiros.

O objetivo é difundir informações de forma coletiva aos pais, alunos e professores, diante do cenário atual.

A tenente-coronel Renata Cardoso, comandante do Batalhão Escolar (BPESC), divulgou o protocolo de visita técnica nas escolas. Segundo a comandante, o intuito é instruir os dirigentes das unidades quanto aos protocolos a serem adotados. “A gente orienta sobre a necessidade de efetuar o registro de ocorrência policial para aplicação das medidas de responsabilização, conforme prevê a legislação", explicou.

Ela ainda apresentou as medidas preventivas que constam no caderno Convivência Escolar e Cultura de Paz disponível para todas as instituições.

A comandante destacou a importância do pronto acionamento de emergência em caso de denúncias e verificação de armas no ambiente escolar. “É importante ficarmos atentos com a necessidade cultural de paz e convivência escolar adotando metodologia de prevenção civil aplicada ao ambiente escolar”, salientou.

A Polícia Militar reforçou o policiamento nas imediações de unidades de ensino para resposta rápida em casos de ameaças e de emergência. Com a medida, a corporação garante a sensação de segurança da comunidade escolar, principalmente nas escolas que demandam maior atenção.

A delegada de Proteção da Criança e Adolescente, Franciane Procópio, destacou que os casos de ameaça ou de crimes identificados terão prioridade e serão tratados por meio de protocolos operacionais e de fluxos de informação da Polícia Civil. “Estamos monitorando perfis em redes sociais que propagam ou fazem apologia à violência nas escolas”, detalhou.

Franciane assegura que não há motivos para os pais temerem a ida dos filhos às escolas. “Até o momento não passou de ameaças”, enfatizou. “Temos que romper a propagação de notícias falsas e propagar o bem”.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, celebrou a parceria com as forças de segurança. “A presença mais forte dos operadores de segurança pública e da educação contribui para inibir ações criminosas e impacta diretamente na sensação de segurança.”


FONTE: PMDF/Escrito por Chrystyna Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário