sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Quais são os tipos de chatbot? Escolha o melhor para seu negócio!

TECNOLOGIA 

Foto: Divulgação 
Ao acessar o site de uma empresa, instituição ou loja, você já se deparou com um botão de atendimento, geralmente no canto inferior? Mesmo com foto de alguém, aquele costuma ser o atalho que te leva para viver o futuro e conversar com um robô inteligente. Um pouco diferente do que é apresentado em filmes de Hollywood, a Inteligência Artificial já é parte da nossa rotina e está à disposição de milhares de empresas. 

Você tem alguma dúvida? Pense no google assistente (Ok Google), na Siri, Alexa e em diversos outros dispositivos ativados por comandos de voz que nos rodeiam e realizam o processamento de linguagem natural para entender o que solicitamos.

Mas por que investir nessa tecnologia? O que esses bots são capazes de fazer para otimizar o atendimento? Aprendizado de máquina é algo real? Se surgiram essas dúvidas para você, nós trouxemos as respostas e, ainda, 5 tipos de Chatbot, além dos atendimentos e funções que podem ser exercidas por esses sistemas inteligentes.

Continue a leitura deste post e saiba tudo que te espera em um mundo cada vez mais eficiente com o uso dessa tecnologia. Confira!


Está em dúvida se sua empresa precisa de um Chatbot?

Quando é o momento certo de investir em um Chatbot para o site institucional? Se você já começou a se fazer essa pergunta, provavelmente, já chegou a esse estágio. Para esclarecer essa decisão, é importante compreender quais as funções que podem ser desempenhadas pelos bots e como essa implementação será útil.

Um dos principais benefícios é otimizar o tempo da equipe e do cliente, possibilitando contatos mais rápidos e diretos. Mas calma! Isso não é sinônimo de impessoalidade. Uma característica interessante dos chatbots é sua capacidade de se adequar ao meio e ao público. O principal desenvolvedor é o ser humano, assim, você pode ajustar todos os pontos para que a conversa possa fluir de maneira similar ao atendimento ao cliente antes feito por funcionários.

É possível até definir a persona, tom de voz e modo de abordagem a ser utilizado, tudo isso atrelado até a aplicativos de mensagens e redes sociais. Viu como esse processo pode agregar ainda mais valor ao seu atendimento?

 

5 diferentes tipos de chatbots!

A tecnologia utilizada em sistemas como o chatbot IBM Watson assistant

ou chatbot do hubspot pode criar incontáveis possibilidades para a realização de um atendimento prático e completo, otimizando o tempo da empresa e sendo eficiente para o cliente, que não precisa aguardar pelo atendimento humano. Sendo uma via de mão dupla, os bots são versáteis e facilmente aplicáveis.

Abaixo, confira 5 tipos comuns de atividades realizadas por esses sistemas inteligentes e saiba como criar um chatbot que atenda às suas necessidades!


1- Chatbot informativo

Uma das funcionalidades mais clássicas é a disposição de informações. Mesmo assim, vale ressaltar a relevância e eficiência desse sistema. Todas as outras funções de bots e, até mesmo, os assistentes virtuais foram criados com o objetivo de serem úteis para o usuário. Assim, o chatbot envia mensagens e informações pertinentes.

 

2- Chatbot de matrículas

Sendo um grande aliado de instituições de ensino, os bots são capazes de coletar dados para a inscrição em eventos, aulas experimentais e, até mesmo, matrícula em curso do ensino superior. Com essa função, a rotina nas empresa é facilitada, afinal, todos os dados são direcionados automaticamente para o sistema, dispensando a abertura de papelada e atendimentos presenciais que poderiam demorar horas.

Além disso, pelo próprio chatbot, os documentos podem ser enviados, levando mais praticidade para a empresa.

 

3- Chatbot de dúvidas

Chatbot e inteligência artificial são quase sinônimos. Com as otimizações corretas e os bots construídos por meio do Machine Learning (ou aprendizagem de máquina), é possível criar sistemas capazes de criar suas próprias linhas de raciocínio, servindo como informativo para os usuários que o buscam com o intuito de sanar dúvidas sobre algum assunto.

É um dos tipos mais comuns de ser encontrado. Além de ser eficiente no atendimento ao usuário, ainda é capaz de armazenar os dados para que, nos atendimentos posteriores, já existam mais variações e respostas a serem exploradas, isso porque, a cada atendimento, o bot utiliza a informação e o contato como um todo para se atualizar e otimizar o próprio sistema.

 

4- Chatbot para captação de leads

Além de realizar atendimentos muito úteis, os bots ainda podem ser uma maneira eficaz de captar dados para converter usuários em leads. E isso pode ocorrer com a sugestão de materiais ou, até mesmo, num primeiro momento, solicitando alguns dados para dar sequência ao atendimento.

Sendo rápido e eficiente, essa ferramenta permite que uma oportunidade não seja perdida. Por exemplo: se o usuário busca informações sobre o curso de Medicina, após sanar as dúvidas ou mesmo durante o atendimento, o bot pode sugerir que o aluno descubra mais sobre o curso baixando um E-book. Simples, não é mesmo? Dessa forma, o bot coleta um conjunto de dados, como e-mail, números de telefone, nome do usuário etc., de acordo com o que o machine learning é programado para realizar.

 

5- Chatbot para aplicação de pesquisas

Com seu sistema avançado, os bots podem aplicar pesquisas de satisfação, coletar dados e, até mesmo, aplicar provas. Incrível, não é? Sua inteligência de dados e alta capacidade de registro possibilitam a criação de caminhos para coleta de respostas de múltipla escolha ou, até mesmo, questões dissertativas.

Diversas instituições de ensino já investem nesse tipo de elemento para facilitar a aplicação de processos seletivos. Principalmente com o aumento e a necessidade do contato remoto, essa se mostrou uma excelente opção. Além da comodidade para o aluno, ainda proporciona uma maior facilidade para coleta e análise de dados e correção das avaliações e pesquisas.

 

Chatbot é um futuro inevitável e promissor

Viu só a variedade de funcionalidades que podem ser alcançadas com a implementação de um Bot eficiente? Agora, pense: qual necessidade em seu site seria suprida com essa tecnologia? Esses são apenas 5 exemplos, mas com a Inteligência Artificial desses tipos de sistemas, há uma infinidade de possibilidades e otimizações que podem ser aplicadas.

Se esse conteúdo te interessa, temos, aqui, uma dica de conteúdo que vai agregar ainda mais valor à sua busca. Confira agora o post “Como deixar um chatbot inteligente? As 5 melhores dicas”.

Fonte: Blog Mkt4edu


Nenhum comentário:

Postar um comentário