quarta-feira, 11 de agosto de 2021

GO: Iris Rezende respira sem aparelhos e não tem previsão de alta

 GOIÁS

FOTO: JORNAL OPÇÃO


O ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana, Iris Rezende, de 87 anos, respira sem auxílio de aparelhos e segue sem previsão de alta. De acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira (11/8), Iris permanece internado em estado grave em Unidade de Terapia Intensiva do Instituto de Neurologia de Goiânia.

“O senhor Iris Rezende Machado permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva do Instituto de Neurologia de Goiânia. Encontra-se em estado grave. Ainda flutuando nível de consciência, respondendo a comandos. Em respiração espontânea. Mantém bom controle da pressão arterial. Funções de outros órgãos normais. Sem previsão de alta”, diz o boletim.

Iris Rezende está hospitalizado desde a última sexta-feira (6/8), quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e passou por cirurgia. Nessa terça-feira (10/8), ele foi extubado.

Em publicação na internet, a esposa e ex-deputada federal, Dona Iris, comemorou a notícia. De acordo com ela, o marido reconheceu as filhas e os médicos que estavam a sua volta. “Aleluia”, escreveu.

Uma das filhas de Iris, Ana Paula Rezende, relatou à imprensa, em entrevista na frente do hospital, o momento em que esteve com o pai e quando ele reconheceu a família, assim que saiu da intubação.

“Hoje, tivemos essa feliz notícia de que ele tinha sido extubado logo pela manhã. A gente entrou e ele nos reconheceu, tentou falar conosco, pediu para ir embora, bebeu água. Isso já nos deixou muito aliviadas”, disse.

Dor de cabeça em casa

Iris passou mal em casa, na sexta-feira (6/8), sentiu dores de cabeça e pediu para ser levado ao hospital. Ele chegou lúcido ao local, mas com quadro grave de hemorragia na parte temporal.

“Meu pai está cada dia melhor. Hoje foi uma vitória pra gente. Ele foi extubado, tranquilamente, sem nenhum problema”, conta Ana Paula.

A filha disse ainda que os médicos atribuem a boa recuperação de Iris ao histórico de bons hábitos alimentares e prática esportiva – ele é corredor. O susto, no entanto, segundo ela, foi grande. “Não lembro de ver meu pai doente”, diz.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.

De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.

Iris foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.


FONTE: METRÓPOLES


Nenhum comentário:

Postar um comentário