segunda-feira, 7 de junho de 2021

Osmar Terra e Ludhmila Hajjar serão votados para comparecer à CPI da Covid

 BRASIL

"G7" quer ouvir do deputado mais informações sobre a suposta reunião do 'gabinete paralelo' divulgada na semana passada e entender a recusa da médica ao convite para assumir Ministério da Saúde

O Antagonista
Deputado Osmar Terra (MDB-RS)

O "G7", grupo de senadores independentes e de oposição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid , votarão, na próxima terça-feira (8), convites para o comparecimento de Osmar Terra (MDB-RS) , deputado federal e de Ludhmila Hajjar , médica. As informações são do Poder360.

A principal motivação para a decisão é a divulgação de um vídeo com trechos de uma reunião de setembro do ano passado em que o doutor em virologia Paolo Zanotto propôs ao presidente Jair Bolsonaro a criação de um “gabinete das sombras” para aconselhar o governo federal no combate à pandemia de covid-19. Terra estava sentado ao lado de Bolsonaro no encontro com profissionais de saúde, que tinham o deputado gaúcho, Osmar Terra, como um "padrinho".

A médica oncologista Nise Yamaguchi , que também estava no evento registrado em setembro, disse que era uma “honra” trabalhar com o deputado “nesse período”. Em depoimento à CPI na última terça-feira (01) , a médica ratificou declarações anteriores em que defendia o tratamento precoce como forma de salvar vidas na pandemia e que, por isso, a vacinação de toda a população não seria necessária, mas negou conhecer um “ gabinete paralelo ”.

Nos últimos dias, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) , manifestou a vontade de apresentar um requerimento pela convocação de Terra. O pedido, no entanto, esbarraria no mesmo dispositivo do regimento interno do Senado que criou restrições à ampliação do escopo de investigação da comissão para governadores e prefeitos. O Art. 146 não admite comissão parlamentar de inquérito sobre matéria pertinente à Câmara dos Deputados. 

No caso de Ludhmila Hajjar , que é professora da USP (Universidade de São Paulo) e médica do Instituto do Coração (Incor), o senadores do G7 têm a intenção de questioná-la tanto sobre a  decisão de recusar um convite para assumir o Ministério da Saúde, quanto ouvir da autoridade médica sobre a realidade do ambiente hospitalar no enfrentamento ao novo coronavírus. 

último segundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário