terça-feira, 8 de junho de 2021

Verstappen bate, Hamilton erra e Sergio Pérez vence o GP do Azerbaijão

 F1

Lewis Hamilton erra na relargada e perde a chance de vencer o GP do Azerbaijão  Imagem: Clive Rose/Getty Images

Sergio Perez venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, realizado neste domingo (6), no circuito instalado nas ruas de Baku. Foi a segunda vitória da carreira do mexicano, depois de vencer o GP de Sakhir na temporada passada.

Sebastian Vettel, em um dia espetacular, terminou na segunda posição. Pierre Gasly completou o pódio em terceiro.

Max Verstappen era o líder da corrida até as voltas finais, mas um furo no pneu tirou fez com que o piloto da Red Bull acertasse em cheio as proteções, tirando a vitória e a liderança do holandês.

Na relargada, depois de mais de 40 minutos de interrupção, Hamilton largou bem e imediatamente ultrapassou Perez, mas passou reto na curva 1 e caiu para a última posição.

Charles Leclerc terminou na quarta posição, à frente de Lando Norris. Fernando Alonso foi o sexto colocado, à frente de Yuki Tsunoda na sétima posição. Carlos Sainz, Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen completaram os 10 primeiros, respectivamente.

No mundial de pilotos, Verstappen segue líder com 105 pontos, quatro à frente de Hamilton. Perez assumiu a terceira posição com 69, com três pontos de vantagem para o quarto colocado Norris. Charles Leclerc é o quinto com 57 e Valtteri Bottas o sexto com 47 pontos.

Entre os construtores, a Red Bull mantém a liderança, mas agora com vantagem de 26 pontos para a segunda colocada Mercedes – que não pontuou neste fim de semana no Azerbaijão. A Ferrari é a terceira colocada com 94 pontos, dois à frente da quarta colocada McLaren.

A Fórmula 1 retorna no dia 20 de junho com o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, sétima etapa da temporada 2021.

Largada tranquila em Baku


Foi uma largada tranquila em Baku e os três primeiros mantiveram suas posições depois da primeira volta. Leclerc, Hamilton e Verstappen seguiram colocados. Perez largou muito bem e ganhou duas posições, ocupando a quarta posição no fim do primeiro giro. O mexicano superou Sainz e depois Gasly.

Vettel também largou bem e ganhou duas posições, subindo para a nona posição.  Russell teve um pneu furado e parou nos boxes no fim da volta 1.

Hamilton na liderança

No início da volta 3, Hamilton ultrapassou Leclerc na reta principal – sem usar o DRS – e assumiu a liderança da corrida. Hamilton imediatamente abriu vantagem para Leclerc, deixando a briga entre o monegasco da Ferrari e Verstappen.

Bottas largou em 10º e não conseguia progredir pelo grid, mantendo sua posição de largada na volta 5.

No fim da volta 6, Hamilton tinha mais de um segundo de vantagem para Leclerc que não podia abria a asa. Com isso, Verstappen usou o DRS para ultrapassar o monegasco e assumir a segunda posição. Imediatamente, Perez começou a se aproximar de Leclerc na briga pela P3.

Com a asa aberta, Perez passou Leclerc na grande reta e assumiu a terceira posição. Norris foi para os boxes e optou pelos pneus duros, retornando na pista em 17º.

Leclerc foi para os boxes na volta 9 e voltou em 10º, com os pneus duros. Sainz trocou seus pneus na volta seguinte, retornando em 11º.

Na volta 10, Norris passou Alonso e subiu para a P13. Lá na frente, Verstappen não conseguiu se aproximar o suficiente de Hamilton. Sainz errou, e passou reto no castelinho.

Mercedes perde tempo e Hamilton a liderança

Uma volta depois, Hamilton foi para os boxes e colocou compostos duros novos. O britânico retornou na pista na P4, atrás de Verstappen , Perez e Vettel – os três ainda sem fazer suas paradas.

Verstappen fez sua parada na volta 13, retornando à frente de Hamilton. Hamilton teve problemas em seu pit-stop, com o total de 4,6s, Verstappen realizou sua parada em 1,9s e assumiu a liderança.

Perez também ultrapassou Hamilton nos boxes. Trabalho ruim da Mercedes, em contrapartida com o excelente trabalho da Red Bull nas paradas.

Vetttel de volta aos bons tempos

Vettel se mantinha na pista e liderava com 16 voltas completadas. O alemão esperava um Safety Car para deixá-lo na briga.

Hamilton não se dava por vencido e pressionava Perez pela P4, mas o britânico não conseguia se manter na janela de um segundo para usar o DRS.

Na volta 18, Vettel fez sua parada e retornou na P7. Com isso, Verstappen assumiu a liderança da corrida. Hamilton não conseguia ultrapassar Perez, enquanto Verstappen já abria 3,5 segundos para seu companheiro de equipe.

Perez conseguiu abrir vantagem para Hamilton no giro 24 e fez a volta mais rápida da corrida. A diferença entre os dois já era de quase três segundos, enquanto lá na frente Verstappen mantinha os 3,5 segundos para seu companheiro de equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário