sábado, 8 de maio de 2021

Em nova marca histórica, Hamilton conquista 100ª pole position na F1

F1

Piloto britânico, heptacampeão da categoria, foi o mais rápido no treino de classificação para o Grande Prêmio da Espanha

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo


Volume 50%
 

Lewis Hamilton é o primeiro piloto de F1 a atingir a marca de 100 pole position

Lewis Hamilton é o primeiro piloto de F1 a atingir a marca de 100 pole positions na categoria

Foto: Reprodução/F1.com


O piloto britânico Lewis Hamilton conquistou neste sábado (8) sua centésima pole position na Fórmula 1 ao marcar o tempo de 1:16.741 no treino de classificação para o Grande Prêmio da Espanha.

Atrás de Hamilton, heptacampeão da categoria, aparecem nesta lista Michael Schumacher, que largou da primeira posição 68 vezes, Ayrton Senna, com 65 poles e Sebastian Vettel, que partiu em 1º em 57 ocasiões – e é o único, além de Hamilton, entre os dez pilotos com mais poles ainda em atividade.


"Sinto-me muito humilde e muito grato. Estou em êxtase, como se fosse a minha primeira [pole]", disse Hamilton após a sessão de classificação – ele tentará conquistar sua 98ª vitória no domingo.

 

"Não posso acreditar que chegamos a 100 e isso é devido aos homens e mulheres na nossa fábrica que estão continuamente elevando o nível e nunca desistem", continuou o heptacampeão.

"[Graças ao] apoio que tenho, é um sonho para mim trabalhar com esses caras e a jornada que temos feito tem sido imensa."

A pole do britânico também deu continuidade a um notável domínio da Mercedes na Espanha: um piloto da equipe larga em primeiro no circuito desde que Nico Rosberg começou a sequência, em 2013.

Detentor de vários recorde na F1, Hamilton chegou a 100ª pole position
Detentor de vários recorde na F1, Hamilton se tornou primeiro piloto a conquistar 100 pole positions
Foto: Dan Istitene - 8.mai.2021/Formula 1 via Getty Images

Em 2021, nenhum piloto ganhou partindo da 1ª posição até agora, mas o circuito de Barcelona costuma recompensar essa posição de largada mais do que os outros, com o vencedor saindo da pole 22 vezes em 30 corridas até o momento.

Hamilton já venceu na Catalunha cinco vezes, incluindo as últimas quatro provas disputadas lá, e está atrás de sua terceira vitória em uma temporada que se tornou uma batalha entre ele e Verstappen, que comemora neste fim de semana sua 100ª corrida pela Red Bull.

O jovem holandês de 23 anos triunfou em sua estreia pela equipe justamente em Barcelona, em 2016, tornando-se o mais jovem vencedor de corridas de todos os tempos, aos 18 anos.

Veja a classificação completa para o GP da Espanha:

(Com informações da Reuters)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário