Jornal Central Brasil DF

Páginas

  • Home
  • Página Oficial Facebook/ Central Brasil
  • Contato
  • Aúdios/Vídeos e Entrevistas do Central Brasil
  • Quem somos?
  • Liberdade de Expressão
  • REGISTROS FOTOGRÁFICOS EM PARCERIA COM WPRESS
  • Galeria de Fotos
  • Jornal e Revista Edição Eletrônica Central Brasil

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Pico da covid-19 pode ocorrer entre maio e junho no Brasil, mas não há consenso

BRASIL
Mensagem que circula em redes sociais com alerta sobre teto de contaminação até 20 de abril não tem respaldo entre especialistasNos últimos dias, mensagens circulam pelas redes sociais com a afirmação de que o pico da covid-19 no Brasil deverá ocorrer até o final de abril — o que significaria um maior grau contágio neste momento e uma necessidade de reforçar o isolamento social durante este período.

Especialistas em epidemiologia, infectologia e autoridades reforçam que é necessário, sim, manter o distanciamento agora como forma de reduzir a velocidade de contaminação e preservar o sistema de saúde, mas alertam que não há evidências para atestar que o ponto alto da pandemia no país, no Estado ou em Porto Alegre ocorrerá ainda neste mês. 

Estimativas indicam que os registros de pacientes com o vírus devem seguir crescendo por mais tempo antes de a situação melhorar, podendo chegar ao teto entre os meses de maio e junho — mas não há como garantir um prazo. Por isso, é bom se preparar para manter as precauções por um período mais longo.

Uma das imagens mais compartilhadas, sem referência à fonte da informação, traz um texto onde se lê: "O pico do vírus será de 6 a 20 de abril. Se o pico dos casos for realmente nestes dias, a maioria das pessoas se contaminará entre hoje e a próxima quarta-feira". É muito difícil, até o momento, garantir quando ocorrerá o ponto máximo das notificações porque isso também depende de fatores dinâmicos.
— Essa informação depende de muitas variáveis, principalmente a movimentação da população, influenciando no achatamento da curva e na velocidade da transmissão — avalia o diretor geral de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), Jorge Osório.
A secretaria da Capital trabalhava com uma expectativa de que o teto de infecções ocorreria em maio. Análises mais recentes, porém, sugerem que o período poderá ser posterior.
— Tínhamos uma estimativa para maio, talvez mais para o começo do mês. Olhando para a situação, não sei se vai se confirmar. Provavelmente, não — afirma o secretário adjunto da Saúde em Porto Alegre, Natan Katz.
Há diferentes cálculos para prever o momento de maior impacto do vírus sobre a população — quase todas apontam para depois do dia 20 de abril. Pesquisadores do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), que reúne representantes de diferentes entidades como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), acreditam que o teto poderia ser alcançado entre 25 e 30 de abril. Mas outros especialistas consideram essa possibilidade remota e jogam o prazo mais para frente.
— Infelizmente, as pessoas vão continuar se contaminando por mais tempo. Os modelos (de previsão) indicam que isso poderia ocorrer em junho. Mas pode variar conforme o resultado obtido com as medidas de mitigação (distanciamento social). Se tiver pouco efeito, o pico pode ser um pouco antecipado e mais alto. Mas, se for bem sucedida, o pico tende a ocorrer um pouco depois, ser mais duradouro e menos intenso — afirma o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas, Eduardo Sprinz.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou no dia 20 de março que esperava um crescimento significativo das notificações até junho, quando atingiria um "platô", mas com uma queda brusca somente a partir de setembro. Essa expectativa coincide com uma simulação feita pelo professor do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Álvaro Krüger Ramos, que analisou a evolução do número de casos em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Conforme essas medições, o pico poderia ocorrer em até três meses.
O importante, segundo o infectologista Eduardo Sprinz, é manter as medidas de distanciamento social independentemente da data prevista para o coronavírus atingir o ápice:
— O pico pode ocorrer um pouco antes ou depois, mas, quanto menos pessoas contaminadas houver, menor ele será.

Fonte: Gaúcha ZH

Postado por Jornal Central Brasil DF às 19:07:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

OFICIALMENTE ULTRAPASSAMOS OS 5 MILHÕES DE VISITANTES!

MÍDIAS DIGITAIS

  • Página no Instagram
  • TV Central Brasil no YouTube
  • Página no Facebook

Premiação Destaque Central Brasil 2025

DESTAQUES CENTRAL BRASIL 2025

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ESTAÇÃO 25
  • Página inicial

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
TITTA BABY & CIA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
RR TROCA DE ÓLEO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
REI DAS CODORNAS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
BARBEARIA JAIME MARQUES

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
RESTAURANTE PEDRA ANGULAR

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
FLIPPERBAR

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
CARLOTA -BELEZA E ESTÉTICA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
O REI DO PÃO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PRISMA CARNES - CARNES DE QUALIDADE!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AÇAIZÃO DA MARY - 100% NATURAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
TRANSPLANTAS GARDEN CENTER

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
BRASNICA FRUTAS TROPICAIS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
STUDIO SOLAR DF

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
MUNDO DAS ERVAS TAGUATINGA DF

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
STERN'S BEAUTY

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PERBONI BRASIL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
CFL BRIGADISTA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
SOLUÇÃO TURISMO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AGROCIRO COMÉRCIO DE RAÇÕES

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PETA CASEIRA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
ETITEC SOLUÇÕES INTELIGENTES

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AB CLIMATIZAÇÃO

ANÚNCIOS

Powered By Blogger

Seguidores

TAGS

Pesquisar

Lista de Sites e Blogs

Translate

ANÚNCIOS

Notícias mais acessadas

  • ESPORTES
    Atlético avança na Copa São Paulo e Paraná Clube é eliminado nos pênaltis Com gol no final, Tricolor levou decisão aos pênaltis, m...
  • Hugo Motta confirma deputado Paulinho da Força como relator da anistia
    BRASIL Como relator, o deputado promete construir um texto 'meio-termo' que agrade 'gregos e troianos' para pacificar o país...
  • Quinta-feira negra em França. Greve promete bloquear o país em plena crise política
    MUNDO CRÉDITO IMAGEM DIÁRIO DO COMÉRCIO A mobilização dos franceses à greve "Bloquons tout" (Vamos bloquear tudo) desta quinta-fei...
  • Chegada das chuvas exige mais cuidado no trânsito
     TRÂNSITO DF Pista escorregadia e baixa visibilidade geram riscos de sinistros Imagem reprodução HP CLÍNICA    (Brasília, 19/09/25) – Com a ...
  • PF prende duas pessoas tentando embarcar com droga para o continente africano
    PF prende duas pessoas tentando embarcar com droga para o continente africano Ação PF - São Paulo A droga estava oculta nas malas dos...

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Powered By Blogger
Design by Central Brasil. Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.