sexta-feira, 13 de março de 2020

Sesma aponta redução de casos da HIV na capital


SAÚDE


12/03/2020 18:03
O Dia Municipal de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, instituído pela Lei nº 8927 de 2012, comemorado nesta sexta-feira, 13, será marcado por mais um grande momento, após a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), confirmar a redução de 47% nos casos de HIV/Aids na capital. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e mostram que no ano passado foram registrados 848 casos de HIV, e em 2018, foram 1.599.
Para o coordenador da Referência Técnica IST/Aids e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Junior, os dados são reflexo da conscientização da população em relação à doença e dos esforços realizados de forma conjunta. “A Sesma, com o apoio do movimento social, o Fórum Paraense de ONG/Aids, que ajuda na orientação, prevenção e diagnóstico precoce, está fazendo as pessoas se conscientizem da importância do uso do preservativo e, realizem os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais disponíveis gratuitamente na Rede SUS”.
Acesso - Os testes rápidos são realizados nas Unidades Municipais de Saúde (UMSs), nas Estratégias Saúde da Família (EFSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O coordenador destaca ainda a estratégia descentralizada dos serviços, em ações como o Programa Prefeitura no Bairro e o Corujão da Saúde. “Ofertamos exames e consultas médicas, distribuição de preservativos e atividades de orientação sobre a doença não apenas às pessoas que buscam as unidades de saúde, mas para aquelas que não dispõem de tempo suficiente para ir ao médico, ou para pessoas em situação de rua, população LGBTI e profissionais do sexo”, ressaltou.
Profilaxia – O município de Belém conta, desde 2018, com a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), um novo método de prevenção à infecção pelo HIV direcionado às pessoas que não têm o vírus, mas são identificadas como mais vulneráveis, dentre elas, profissionais do sexo, casais sorodiferentes (pessoa que vive com o HIV e a outra, não), travestis, transexuais, dentre outros. “Em casais sorodiferentes, por exemplo, a profilaxia tem ajudado até mesmo no nascimento de um novo ser, sem a transmissão vertical do vírus, ou seja, de mãe para filho”, explicou Reginaldo.
A rede também dispõe da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medida de emergência indicada às pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus HIV, por meio de sexo desprotegido, violência sexual e acidente de trabalho com materiais perfurocortantes. “Neste caso, deve ser administrada em até 72 horas após a exposição, e o tratamento dura 28 dias. Mas, vale lembrar que é uma medida de emergência, ou seja, para se proteger do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é indispensável o uso do preservativo”, alertou o coordenador.
Capacitação – Embora os indicadores de casos de HIV/Aids apontem redução, o alerta e a orientação continuam sendo feitos através de ações educativas, capacitações ou palestras. Na tarde do dia 13, a Sesma vai promover a capacitação com profissionais das Unidades de Saúde que irão descentralizar o tratamento do HIV em Belém. “Vamos discutir sobre a epidemiologia do vírus, adesão ao tratamento, medicamentos e qualidade de vida das PVHIV, ou seja, das Pessoas Vivendo com HIV/Aids”, adiantou Reginaldo.
Serviço: A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP) está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na avenida Almirante Tamandaré, esquina com a rua São Pedro, no bairro da Campina, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) também é ofertada no CTA e no Casa Dia, localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, 3371, no bairro do Telégrafo, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Sacramenta, Icoaraci, o Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (Umarizal) e o Hospital Geral de Mosqueiro também ofertam a PEP, com atendimento 24 horas.
Texto:

Suênia Cardoso

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um "Oi" no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário