AÇÕES
11/03/2020 18:25
Moradores do Conjunto Promorar, no bairro Maracangalha, começam a perceber os resultados das intervenções que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Belém, desde o último sábado, 7.
Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizaram a retirada de lixo que obstruía a passagem da água no canal Promorar e Val-de-Cans. Em seguida foram iniciadas obras para abertura de rede auxiliar de drenagem para acelerar o escoamento da água até a Baia do Guajará.
Na manhã desta quarta, 11, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, acompanhado do secretário da Sesan, Claudio Mercês e da presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Adriana Azevedo, visitou as frentes de trabalhos que estão sendo realizadas pela prefeitura e conversou com as famílias atingidas.
O titular da Sesan reforçou que as equipes envolvidas estão fazendo uma força tarefa para amenizar os danos causados pelas chuvas. “Temos equipes espalhadas em vários pontos de Belém fazendo a limpeza de canais, desobstruindo bueiros, e criando passagens para a vazão da água”.
“Nós estamos visitando os locais que foram mais atingidos pelas chuvas, em que as famílias estão precisando de algum tipo de assistência, principalmente de doações como colchões, materiais de higiene e materiais de limpeza. Os casos de mais vulnerabilidade social como risco de desabamentos, faremos o levantamento e os encaminhamentos necessários” disse Adriana Azevedo, indicando ainda, que as famílias podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros para solicitar a visita da equipe.
Desde o início da semana, a Prefeitura de Belém atua de forma integrada por meio de um Comitê de Crise, centralizando as ações de atendimento às famílias atingidas. O comitê conta com atuação de diversas secretarias municipais que realizam serviços em pelo menos 20 bairros com limpeza, desobstrução de rede de drenagem, segurança, orientação do trânsito e assistência aos moradores de áreas atingidas pelas chuvas e maré alta.
Doações - Um ponto de arrecadação foi montado na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, para receber doações para as famílias vítimas das chuvas. As famílias necessitam de utensílios de cozinha e casa, artigos de higiene e alimentos, além de água mineral. O posto de arrecadação funciona das 8h às 20h.
A Prefeitura disponibiliza contatos de emergência para informação e assistência às pessoas atingidas:
- Defesa Civil: 98439-0646;
- Funpapa: 98733-2914; e
- Promaben: 0800-0950016 (exclusivo para moradores da área da Bacia da Estrada Nova).
Texto:
Karla Pereira
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um "Oi" no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário