Helder Barbalho divulgou neste domingo (15) um plano de ações, que envolve limpeza de bueiros e canais, além de recursos para as famílias prejudicadas
15/03/2020 21h35 - Atualizada em 15/03/2020 22h38
Por Matheus Rocha (SEDOP)
Por Matheus Rocha (SEDOP)

Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), de Transportes (Setran), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Cultura (Secult), Planejamento (Seplan), Corpo de Bombeiros, Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Procuradoria Geral do Estado, além do vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, e representantes da empresa que será responsável pelos serviços de limpeza de ruas, canais, bueiros e redes de esgoto da cidade.
“Temos visto, lamentavelmente, os alagamentos causados pelas chuvas se transformarem em rotina na nossa capital. Isto é fruto da falta de limpeza de canais, que exige ações pelas quais a Prefeitura deveria se responsabilizar. Mas o Governo não pode assistir a população sofrendo. Por isso, devemos agir!” - Helder Barbalho.
O governador informou, ainda, que nesta segunda-feira (16) será decretada situação de emergência na Região Metropolitana de Belém. O objetivo é permitir que as ações possam ser feitas com mais agilidade.
A partir de terça-feira (17), equipes do Governo estarão atuando em pontos da cidade com o objetivo de reduzir os alagamentos. A ação deve durar 45 dias e vai contar com a participação de mais de mil trabalhadores, além de dezenas de máquinas e equipamentos.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, serão feitos serviços de retirada de entulho e limpeza de bueiros.
“Vamos atuar com máquinas e homens. A ideia é evoluir o trabalho para que possamos atingir o máximo de área possível nos locais atingidos pelas enchentes” - Ruy Cabral, titular da Sedop.
Assistência Social - Na reunião, o governador Helder Barbalho também anunciou a criação de um programa que vai destinar recursos, no valor de até um salário mínimo, para colaborar com a reconstrução da vida de famílias que tiveram perdas causadas pelos alagamentos. O benefício poderá ser solicitado mediante a apresentação de laudos técnicos, emitidos pelo Corpo de Bombeiros, que comprovem os prejuízos.
“O governo do Estado busca colaborar, neste momento de dificuldade, com as famílias da nossa capital e de outras cidades que sofrem com o inverno amazônico”, afirmou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário