quarta-feira, 10 de abril de 2019

Parcerias buscam mudar patamar da saúde no Entorno do DF, diz secretário

SAÚDE GO




Em Formosa e Águas Lindas, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, conheceu unidades de saúde que podem se juntar à estrutura estadual e ampliar o atendimento aos goianos
Em mais uma agenda de visitas aos municípios goianos nesta terça-feira, 9, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, disse, em Formosa, a 227 km de Goiânia, que pretende fazer uma macroavaliação que subsidie a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para firmar contratos com o setor público e privado e mudar o patamar da assistência à saúde do município e do Entorno do Distrito Federal (DF), com reflexos também na região norte de Goiás. “Formosa é fronteira com o DF e tem capacidade de blindar pacientes para que não necessitem ir a Goiânia em busca de atendimento”, afirmou Alexandrino, que, em seguida, também visitou Águas Lindas de Goiás.
Ainda em Formosa, com o prefeito da cidade, Gustavo Marques; o secretário municipal de Saúde, Breno Miranda; e vereadores, Alexandrino visitou o Hospital Municipal Dr. César Saad Fayad, dois outros hospitais particulares e a estrutura de uma unidade de saúde inacabada, onde lamentou o abandono das obras, paralisadas na gestão passada. “Vamos analisar uma composição da saúde de forma macro, organizada, de forma que um sistema seja complementar a outro, não importa se público ou privado”, explicou o secretário.  Para tanto, entende que é fundamental retomar as obras inacabadas, bem como ampliar e fortalecer as demais estruturas na cidade, que carece de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“É um sonho que vai se configurar muito em breve na nossa gestão”, disse, em entrevista a uma rádio local. “Sei o impacto que uma UTI faz na região, não só na cidade”, justificou. Ele entende que todo esforço e união são fundamentais para o projeto. Ou seja, a UTI pode ser instalada em uma unidade estadual, municipal ou particular. “Se houver uma estrutura que tenha capacidade de receber leitos de terapia intensiva, vamos estruturar, regular e ofertar para a população. Não tem motivo para começar do zero se já existe estrutura na cidade”, explicou.
Repasses aos municípios
Também na entrevista, o secretário deu outro exemplo da preocupação de sua gestão com as demandas de saúde do interior: a retomada dos repasses aos municípios, que ficaram 13 meses paralisados na gestão anterior. Lembrou que as parcelas de janeiro e fevereiro já foram quitadas. “Março vamos pagar em abril também, de forma que o recurso ordinário mantenha o fluxo de caixa dos municípios", garantiu. Sobre os milhões em dívidas deixados pela administração passada, explicou tratar-se de recurso que entrou no orçamento, mas não foi repassado pelo governo anterior. “Entendemos a dificuldade dos municípios e trabalhamos duro para superar, mas não temos condições de ter dinheiro novo agora”, lamentou.
Em Águas Lindas de Goiás, o secretário de Estado da Saúde foi recebido pelo prefeito Hildo do Candango e pelo secretário de saúde do município, Eduardo Rangel Lima Tavares. Ismael Alexandrino visitou o Hospital Geral de Águas Lindas Eduardo Pereira Brandão, estadualizado, mas com obras paralisadas também na gestão passada. O titular da SES-GO disse que pretende retomar e concluir a obra nesta gestão.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás



Nenhum comentário:

Postar um comentário