sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia Mundial da Infância - Prefeitura já capacitou cerca de 5 mil servidores para cuidar da primeira infância



O termo primeira infância foi trazido há seis anos para Boa Vista através da prefeita Teresa Surita, e por meio do Programa Família que Acolhe. Desde então, o trabalho tem sido constante e será um dos maiores legados da sua gestão.
Jornalista: Ceiça Chaves

Para uma criança crescer em um ambiente saudável se faz necessária uma rede de atendimento e cuidado com profissionais e familiares capacitados sobre o olhar da Primeira Infância. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista, pensando nas crianças, tem promovido mudanças significativas no comportamento das pessoas com essa faixa etária, principalmente nos primeiros mil dias de vida, fase essencial para o desenvolvimento em todas as idades.

E para se alcançar resultados efetivos, desde a implantação do Programa Família que Acolhe (2013) até hoje, 4.849 servidores municipais da saúde, educação e social já passaram por processo de formação em desenvolvimento sobre a temática primeira infância. Isso faz com que o olhar dessas pessoas seja diferente, respeitando orientações e tomando atitudes que fazem com que uma criança se desenvolva corretamente, crescendo preparada para enfrentar todas as situações de vida com mais segurança.


Em novembro de 2018, a prefeitura deu início a um novo ciclo de formação, através do Programa de Capacitação da Primeira Infância, coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais. Com as novas turmas desta semana, que participam de treinamento no Teatro Municipal de Boa Vista, a prefeitura já está chegando ao total de 300 servidores capacitados das três áreas essenciais para o desenvolvimento infantil: saúde, educação e social.

Nas atividades, são envolvidos profissionais do FQA, dos Cras, de escolas e creches municipais, de unidades básicas de saúde e hospital infantil. A meta atual é alcançar 50% dos servidores das três áreas, e capacitar 100% das macroáreas onde se concentram a população de maior vulnerabilidade social.


O termo primeira infância foi trazido há seis anos para Boa Vista através da prefeita Teresa Surita, que tem estudo técnico em Harvard, e por meio do Programa Família que Acolhe. Desde então, o trabalho tem sido constante e será um dos maiores legados da sua gestão. A intenção é proporcionar um futuro diferente para as famílias de Boa Vista, investindo nas crianças, em suas famílias e na formação permanente dos profissionais que as atendem.


“O programa nasceu da premissa de que os três primeiros anos são para sempre, incluindo a gestação. Formamos nossas equipes sobre essa importância e integrando o atendimento profissional. Entendemos que professores, copeiros, médicos, agentes de saúde, todos têm contato com a primeira infância e precisam ser próximos e sensíveis às necessidades da criança”, declarou a prefeita.


A gestora da escola municipal José Arnóbio da Silva, Zenilza Cordeiro, frisou a importância das capacitações para os profissionais entenderem melhor o universo das crianças. “Precisamos saber a real importância que temos na vida de cada um desses pequeninos que atendemos. Para nós é bem-vinda essa capacitação e que possamos levar os conhecimentos para as nossas escolas, professores e demais servidores. Somos uma equipe, onde o trabalho começa desde o porteiro até o grupo gestor”, disse.


Gestora da escola municipal José Arnóbio da Silva, Zenilza Cordeiro.

Sonora: Zenilza Cordeiro – gestora de escola
00:00
00:46

 
Nas formações de 2014 e 2015, foram seis intervenções chaves: Pré-natal (puerpério e amamentação), puericultura, grupos de famílias, parto humanizado, formação em educação infantil (creches) e formação de espaços lúdicos. Nestas capacitações atuais, são trabalhados quatro temas: A importância da Primeira Infância; A criança: um ser em desenvolvimento; o vínculo; e a intersetorialidade.

Esta semana, novas turmas do Programa de Capacitação da Primeira Infância estão em formação

Até o final de março, mais quatro turmas de profissionais estão recebendo capacitação. A sétima turma do programa começou nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20, a oitava será nos dias 21 e 22, a nona será nos dias 25 e 26 e a décima turma será nos dias 27 e 28. O horário é sempre das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, na sala de ensaio do Teatro Municipal. São cerca de 30 pessoas inscritas em cada turma e todas receberão certificados de 16h.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário