Atendimento da Carreta da Mulher Maranhense na Cidade Operária (Foto: Márcio Sampaio)
Equipes da Carreta da Mulher Maranhense iniciaram, nesta segunda-feira (25), o atendimento de moradoras do bairro da Cidade Operária e região. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), faz parte da Campanha Março Lilás, de combate ao câncer de colo de útero. Os exames preventivos e mamografia serão realizados na unidade móvel, instalada na Praça do Viva da Cidade Operária até quarta-feira (27).
A Carreta oferece diariamente 30 exames de mamografia e 120 preventivos. De acordo com a técnica da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Nayanne Lara Rocha, a unidade móvel agiliza o atendimento, prevenção e o diagnóstico precoce. “A idade de rastreio para se fazer o exame de mama é de 50 a 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, e com solicitação médica, deverá ser feita avaliação prévia junto aos profissionais de saúde”, explicou.
Nesta terça-feira (26), o atendimento na Carreta da Mulher Maranhense será das 8h às 17h e na quarta-feira (27), das 8h às 12h. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária. Para fazer o exame preventivo é necessário não estar menstruada, não ter tido relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes dos exames; não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta. É importante também ter em mãos o cartão do SUS e um documento de identificação, como RG.
Para Elissandra Pimenta, de 43 anos, a Carreta da Mulher Maranhense é uma iniciativa muito importante para prevenção do câncer. “Eu vim fazer o preventivo e a mamografia. Essa é a minha primeira experiência com o serviço da Carreta da Mulher. Estão todos de parabéns por este serviço”, elogiou. Socorro Costa, de 45 anos, aproveitou a presença da carreta no bairro e realizou os exames preventivos. No primeiro dia de atendimento fez o exame do colo do útero. “Amanhã quero voltar para fazer o exame de mama”, disse.
Elissandra Pimenta fez preventivo e a mamografia (Foto: Márcio Sampaio)
Segundo a secretária adjunta da Semu, Nayra Monteiro, vários bairros da capital serão visitados, sempre realizando serviços de mamografia, coleta de preventivo, palestras referentes aos direitos das mulheres e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. “Nossa iniciativa é em alusão ao Março Lilás, mas resolvemos estender as ações da Carreta da Mulher até o mês de abril”, disse Monteiro.
Atendimento Procon
Na ação na Cidade Operária, a unidade móvel do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) emite segunda via do RG, além do CPF. No caso de ser a primeira via, é preciso levar certidão de nascimento ou de casamento. No caso de reclamações, é necessário levar cópia da identidade, comprovante de residência e um documento que comprove o vínculo com a empresa objeto da reclamação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário