sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Rumo Certo - Jovens que participam de projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista têm novas oportunidades de trabalho

Social
30/11/2018 13h46


Com apenas 17 anos, o jovem Alefe Blandon tem uma vida cheia de compromissos. Seu tempo, ele divide entre o estágio no Tribunal de Justiça e o curso técnico de Análises Clínicas.
 Jornalista: Ceiça Chaves
  
A Prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, em suas gestões, tem investido em projetos sociais que mudam a vida das pessoas. O programa Rumo Certo é um deles. Uma iniciativa que oportuniza a jovens de 15 a 18 anos as primeiras experiências do Mercado de Trabalho e a chance de ingressar em cursos técnicos e superior através de parcerias de sucesso.

Desde 2015, o Programa Rumo Certo vem beneficiando 110 jovens, oferecendo capacitação, cursos, orientações e uma bolsa de R$ de 210, vale transporte e uniforme. Eles também aprendem sobre mercado de trabalho e vivenciam na prática o dia a dia de empresas e instituições parceiras durante a permanência no programa. A ideia é que, quando esses jovens atinjam a maioridade, estejam preparados para seguir uma profissão.


Com apenas 17 anos, o jovem Alefe Blandon tem uma vida cheia de compromissos e agitada para a idade. Seu tempo, ele divide entre o estágio no Tribunal de Justiça e o curso técnico de Análises Clínicas, aos sábados. Agora, aguarda ansioso o resultado do vestibular que fez para cursar Ciências da Computação pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Três oportunidades adquiridas através do Programa Rumo Certo. 

“Entrei no projeto em 2017 e essa bolsa que eu recebo me ajuda muito a comprar minhas coisas e estou investindo também nos meus estudos. O projeto é como uma escola. Estou aprendendo coisas novas. Aprendi a me comunicar e a me expressar melhor com as pessoas. As experiências que estou vivenciando hoje está me preparando para os desafios futuros”, disse


Sonora - Alef Blandon Rumo Certo
00:00
00:44

Em 2016, quando veio da Paraíba a Boa Vista, o jovem viu no programa o que tanto almejava: participar de alguma atividade remunerada que poderia ajudá-lo em casa om a família e investir nos estudos. Seu esforço, carisma e dedicação, têm conquistado a todos ao redor, o que o fez se destacar no programa.

Alefe foi um dos jovens representantes da sociedade na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e será um dos representantes municipais na Conferência Estadual deste ano. A gerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Gestão Social, Raimunda Chaves, é só elogios para o rapaz.


Sonora - Raimunda Chaves, gerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Gestão Social
00:00
01:06

“O Alefe é um adolescente que temos acompanhado o rendimento dele. Já terminou o ensino médio, está cursando um curso técnico ofertado pelo programa. Ele tem boas referências no local de trabalho e tem aprendido bastante. Se destaca com conteúdo, é bem participativo e ativo, assim como outros integrantes do programa”, elogiou.

Hoje o programa mantém parcerias com oito instituições públicas, tais como Tribunal de Justiça de Roraima, Tribunal de Contas, Ordem dos Advogados do Brasil, Sesi, Senai, Iel e Fier. Além disso, o programa fechou parcerias com cursos técnicos em um preço acessível para os jovens e uma parceria com o vestibular solidário da Universidade Federal de Roraima, onde os jovens participam de um preparatório para as provas dos vestibulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário