sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Aedes aegypti - Mais de 5 mil imóveis são visitados em um dia de ação contra o mosquito em Boa Vista

Saúde
30/11/2018 15h48


Agentes sensibilizam moradores do São Bento e Pedra Pintada no Dia D de mobilização em combate ao Aedes em Boa Vista
Jornalista: Jamile Carvalho

A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta sexta-feira, 30, o Dia D de Mobilização em combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya. Ao todo, mais de cinco mil imóveis dos bairros São Bento e Pedra Pintada foram visitados por mais de 120 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que orientaram os moradores sobre as formas de como evitar os criadouros do mosquito, dentro de casa.

Ao longo desta semana, a prefeitura desenvolveu diversas atividades de mobilização em combate ao Aedes nas unidades básicas de saúde, em escolas e no Cernutri, principalmente nos bairros que apresentaram alto índice de infestação. O coordenador municipal de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores, Washington Alves, destacou a importância da população verificar sempre os terrenos e quintais.

Washington Alves- coordenador de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores 
00:00
00:50


“Neste Dia D estamos intensificando ainda mais as nossas ações, com trabalho de educação e saúde e eliminação de criadouros, com a parceria dos nossos agentes. É importante que as pessoas façam uma vistoria semanal nos terrenos e quintais, verificando e eliminando os possíveis criadouros do mosquito, trocando a água e escovando os depósitos antes de repor a água nova”.


Marcia Gomes Leal, 29, moradora do São Bento, tem cumprido o seu papel na luta de combate ao mosquito. “Acho muito importante essas visitas, pois nos auxilia a cuidar de possíveis focos dentro do quintal, que às vezes passa despercebido. Agradeço muito essa parceria”.

Sonora - Marcia Gomes – moradora do São Bento
00:00
00:20


Ações eficientes – A Prefeitura de Boa Vista tem feito um trabalho intenso e contínuo de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por conta disso, o resultado do 5º Levantamento de índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano apresentou-se positivo, classificando Boa Vista com na categoria Baixo Risco para transmissão de doenças, com 0,6%. 

As ações de conscientização promovidas pelos agentes em campo, além do projeto 10 Minutos Contra o Aedes, que é desenvolvido nas escolas do município, têm refletido diretamente na redução dos índices de infestação na cidade, pois incentiva hábitos mais responsáveis na população em relação ao combate ao mosquito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário