quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Conferência Livre e Meninas Ocupam marcam o Dia da Menina

SMPM - MENINAS OCUPAM


Meninas ocuparão diversos órgãos
11/10/2018 - 16h46 Imprimir Envie por e-mail
Conferência Livre e Meninas Ocupam marcam o Dia da Menina
No dia 11 de outubro é celebrado o Dia Municipal e Internacional da Menina, em alusão à data a ONG Plan International, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), realizou nesta quinta-feira a Conferência de Meninas na Câmara Municipal de Teresina. Foram discutidas ações de melhorias para a vida das meninas em diversos aspectos, como violência, empoderamento e liderança, para que possa ser construído um Plano Municipal de Meninas.


As ações começaram com o Meninas Ocupam, onde as jovens podem, por um dia, ter a experiência de viver uma situação de poder. Este ano, 15 meninas foram escolhidas.  São sete do Amor de Tia Sudeste, cinco da Plan International e três do Centro de Convivência Novos Meninos. Elas ocuparão lugares na rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacia da Mulher. Uma menina também ocupará o lugar do Prefeito Firmino Filho, na próxima segunda-feira (15).


A primeira menina a ocupar uma cadeira de destaque é Naira, de 15 anos, moradora da zona Rural Leste. Nesta quinta-feira, ela foi a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Naira chegou cedo à SMPM, conheceu toda a equipe, conversou com a Câmara Técnica dos Direitos da Mulher e foi para a Conferência, já ocupando o cargo. “Nos julgam muito por fazer coisas que meninas tradicionalmente não fazem, mas eu acho besteira, porque podemos fazer o que quisermos. Onde moro, meninas são julgadas por jogarem futebol, por exemplo, e não pode ser assim”, declarou a menina.


Além da Naira, Lara ocupou o cargo de coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e Andressa de gerente da Plan. “Devemos desconstruir essa ideia de que não posso ser encorajada a brincar, escolher minhas profissões, estudar o que eu quiser só porque sou menina. Desde pequenas temos que ser encorajadas a serem mulheres empoderadas. E essa ação nesses espaços que são tão importantes, tão relevantes no atendimento às mulheres em situação de violência, chamam atenção das pessoas”, afirmou a secretária da Mulher, Macilane Gomes.


Nicole Campos, gerente técnica de Programas da PLAN, releva que a Conferência surgiu da necessidade de colocar as meninas em um espaço seguro. “Sabemos que em outras conferências as meninas não ocupam espaços de representação, não se sentem à vontade para falar sobre as questões que afetam a elas porque estão em um ambiente onde os homens dominam ou que adultos dominam mais as falas”, revelou.

Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário