sexta-feira, 29 de junho de 2018

Guarda Municipal atua em várias frentes voltadas a educação para o trânsito

Guarda Municipal atua em várias frentes voltadas a educação para o trânsito

29/06/2018 10:02:00

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) possui várias frentes de trabalho voltadas a ações de educação para o trânsito, tendo como público-alvo tanto os estudantes do primeiro segmento da rede municipal de ensino quanto motoristas, pedestres e condutores. As ações são desenvolvidas pela Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran), responsável pelas ações de ordenamento e fiscalização de trânsito desempenhadas pela instituição, e também pelo Grupamento de Ronda Escolar (GRE).

A Subtran conta com um setor exclusivo para elaboração e desenvolvimento de campanhas educativas. Faz parte da rotina do órgão realizar campanhas de conscientização de motoristas e pedestres sobre a importância de se respeitar a faixa de travessia.

As ações acontecem semanalmente em vias do Centro e das zonas Norte e Oeste, indicadas pela CET-Rio por apresentarem índice de acidentes. Entre os locais atendidos estão a Avenida Presidente Vargas, na esquina com a Praça da República; a Avenida Dom Hélder Câmara, na altura do número 9.500, em Quintino; e a Avenida Santa Cruz, em frente à estação de trem.

A campanha utiliza faixas de conscientização com frases de impacto para alertar motoristas sobre a importância de se respeitar o semáforo e não avançar o sinal vermelho, deixar a faixa de pedestres livre para os pedestres e não fechar o cruzamento. Para os pedestres, o alerta é para atravessar a rua sempre na faixa. A ação é realizada por guardas municipais que atuam nas regiões em que coíbem diariamente as irregularidades no trânsito.

A Subtran também promove regularmente campanhas de conscientização com distribuição de folhetos informativos sobre o uso correto das ciclovias e das áreas de lazer na orla da cidade, para promover uma boa convivência entre pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores e frequentadores em geral, além de orientar sobre as posturas municipais adequadas para as áreas de lazer que são muito utilizadas nos fins de semana pelos cariocas.

Entre as informações contidas nos folhetos está a orientação para ciclistas respeitarem o limite de velocidade na ciclovia (20km), a proibição depedalar na contramão e a necessidade do ciclista respeitar as leis de trânsito.

Além disso, o pedestre é orientado a não caminhar na ciclovia, atravessar a rua sempre na faixa, não circular com cães e não estacionar nem circular com veículos motorizados na área de lazer.

A Subtran investe constantemente na atualização de conhecimentos dos guardas municipais, também são considerados orientadores e propagadores de boas práticas no trânsito. A GM-Rio também realiza campanhas nas redes sociais, com orientações diversas sobre segurança no trânsito.

Em relação ao público infantil, a equipe de atividades lúdicas da Ronda Escolar da GM-Rio apresenta peças educativas que ensinam noções de boa convivência no trânsito e orienta as crianças a seguirem as regras que visam garantir a segurança de pedestres e condutores. Geralmente, as peças são encenadas para grupos de 200 crianças ou mais nas escolas que solicitam a atividade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário