quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Relatórios foram ignorados? Gestores da última década falam sobre manutenção de obras no DF

DF
Risco em viaduto foi informado às gestões Roriz, Abadia, Arruda, Agnelo e Rollemberg; TV Globo ouviu ex-governadores e secretários. Engenheiro que projetou viaduto diagnosticou falta de manutenção.

Resultado de imagem para Relatórios foram ignorados? Gestores da última década falam sobre manutenção de obras no DF
DF2 cobra respostas sobre viaduto das gestões Roriz, Arruda, Agnelo e Rollemberg Foto: reprodução G1 DF
Nas horas que se seguiram à queda parcial de um viaduto do Eixão Sul na Galeria dos Estados, na área central de Brasília, nesta terça-feira (6), pelo menos cinco relatórios sobre a fragilidade do local vieram à tona. Os estudos indicavam que a passagem subterrânea, assim como vários outros trechos da malha viária do DF, correm risco iminente há vários anos.
Nesta quarta (7), ex-governadores e ex-secretários que estavam no poder quando os levantamentos foram divulgados falaram à TV Globo sobre a falta de manutenção durante todo esse tempo. Os gestores deram respostas variadas, mas evasivas, sobre os motivos para o aparente descaso.
Dentre os relatórios divulgados, o mais antigo é de 2006 e foi elaborado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB). Naquele ano, o DF era governado por Joaquim Roriz, que se licenciou por uma candidatura ao Senado e deixou no cargo a vice, Maria de Lourdes Abadia.
A TV Globo não conseguiu contato com Roriz – que sofre com as complicações do mal de Alzheimer – e com Abadia. Em entrevista nesta quarta, o secretário de Obras do período, Maurício Canovas, disse não se lembrar do "tema" da manutenção de espaços públicos com detalhes.
"Não tô lembrando, mas provavelmente o encaminhamento deve ter sido, o encaminhamento do relatório para as áreas técnicas, né? Para avaliarem o relatório. [...] Para você fazer alguma intervenção, você tem que contratar projetos, né, de recuperação. Isso tudo deve ter sido feito a partir de 2007", declarou Canovas.

Mais avisos

Em 2009, outro relatório similar foi feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco). O viaduto da Galeria dos Estados foi citado pela necessidade de reparo urgente, junto com outros oito viadutos e pontes.
De acordo com o Sinaenco, além do viaduto sobre a Galeria dos Estados, as pontes do Bragueto (acesso ao Lago Norte) e das Garças (acesso ao Lago Sul) também tinham quadro crítico, naquele momento.

Fonte: G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário