domingo, 11 de fevereiro de 2018

Eixo Monumental reúne milhares de foliões neste domingo (11)

CARNAVAL DF

Mudança de local e trajeto dos blocos Baratona e Raparigueiros não desanimou o público. Organizadores aprovaram o espaço

Baratona e Raparigueiros são dois blocos que costumam atrair grande número de foliões para as ruas do Distrito Federal. Não foi diferente neste ano, apesar da mudança de local para o Eixo Monumental. Neste domingo (11), milhares de pessoas passaram pela via para curtir o carnaval.
Mudança de local e trajeto dos blocos Baratona e Raparigueiros não desanimou o público. Organizadores aprovaram o espaço.
Mudança de local e trajeto dos blocos Baratona e Raparigueiros não desanimou o público. Organizadores aprovaram o espaço. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
O trio, formado pela auxiliar administrativa Talia dos Santos Lopes, de 17 anos, e as recepcionistas Rosilene dos Santos Lopes, de 31, e Laura Priscila Sá Canindé, de 28, garantiu presença na festa desde cedo. Como ocorre em todos os anos.
Elas não se decepcionaram. “Gostamos é da ‘raparigagem’, esse é o melhor bloco”, disse Laura. “É uma festa família, venho com a minha mãe sempre”, afirmou Talia, que é filha de Rosilene. “É muito bom, principalmente aqui, no Eixo Monumental”, completou Rosilene.
A diversão tomou conta até de quem estava a trabalho. O ambulante Joel Brito da Silva, de 41 anos, colocou a fantasia de Lanterna Verde, ornada com o crachá de cadastro na Secretaria das Cidades, e foi, acompanhado da esposa, Juliana Kirmse, de 36 anos.
"Somos do Cruzeiro, fui da bateria mirim da Aruc, não curtir o carnaval é pecado"Joel Brito da Silva, folião do Raparigueiros
“Viemos ganhar dinheiro e curtir o carnaval”, sintetizou Juliana. “Somos do Cruzeiro, fui da bateria mirim da Aruc (Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro), não curtir o carnaval é pecado”, completou Joel.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, até as 20 horas, o público era estimado em 40 mil na Baratona e 30 mil no Raparigueiros. No fim da noite, a pasta divulgará o balanço do segundo dia de carnaval.
No trio elétrico dos Raparigueiros, a banda Patakundum embalou os foliões. Pelo Baratona, a festa foi comanda pela Banda Trem das Cores. As atrações foram custeadas por chamamento público da Secretaria de Cultura.
Para os organizadores, a ida para o Eixo Monumental foi positiva. “É mais amplo que o Eixão”, comparou o presidente do Raparigueiros, Weliton Santana. “Facilita a saída ao fim da festa, pois é perto da Rodoviária do Plano Piloto”, observou Victor Hugo Ferreira, diretor do Baratona.
Os blocos ficaram um em frente ao outro, na N1, nos arredores da Torre de TV. Ambos subiram até a altura do Palácio do Buriti e desceram pela S1, do outro lado da torre, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, onde ocorre a dispersão do público.

PMDF, Corpo de Bombeiros e Agefis fiscalizam foliões

Oitocentos policiais militares, 90 bombeiros e 18 auditores da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), auxiliados por 40 trabalhadores do apoio operacional da agência, trabalharam para assegurar a ordem na folia. 

Todos os dados de ocorrências sairão mais tarde, pelo boletim da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, a ser publicado pela Agência Brasília.  À Polícia Militar do DF, coube fiscalizar a segurança e coibir eventuais brigas entre foliões. O Corpo de Bombeiros Militar do DF monitorou o local para socorrer feridos e quem passasse mal. Já a Agefis estava lá para separar os ambulantes devidamente cadastrados dos vendedores irregulares.
As duas folias costumam ocorrer no Eixão Sul, que passa por reformas em razão da queda de parte do viaduto próximo à Galeria dos Estados. Desde dezembro do ano passado, no entanto, já estava acertada a alteração de local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário