Comlurb remove 158 toneladas de resíduos em domingo de blocos
O domingo de Carnaval gerou 158 toneladas de resíduos em toda a cidade. Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo, a Comlurb recolheu 58,5 toneladas de resíduos da parte interna nas limpezas noturna e diurna, sendo 4,8 t de recicláveis, que foram entregues às cooperativas parceiras. O Terreirão do Samba e o entorno do Sambódromo geraram 12 toneladas. Dos blocos de rua que saíram ontem outras 61 toneladas de resíduos retiradas, com o Simpatia é Quase Amor deixando para trás 25,7 toneladas. e as áreas onde aconteceram bailes e coretos produziram 21,5 t de lixo. Da Av. Intendente Magalhães, em Campinho, foram removidas 5 toneladas de resíduos.
O programa Lixo Zero multou 118 foliões, sendo 107 por urinar nas ruas e 11 por descarte irregular de pequenos resíduos. De sexta a domingo foram multadas 417 pessoas.
Foram mobilizados cerca de 2.000 garis para atuarem na limpeza dos blocos, bailes de rua, Sambódromo, Terreirão do Samba, entorno e Intendente Magalhães.
Blocos
Enquanto isso, a logística de limpeza do Carnaval de Rua baseada no Protocolo de Blocos, continua firme nesses dias de folia. O protocolo define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza conta com até 1.100 garis por dia; 2.100 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, carros lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Os serviços especiais começaram no pré-carnaval e continuam até o encerramento da festa.
A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo força tarefa, com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também recebem atenção da Companhia.
Alguns pesos:
Bangalafumenga, Aterro do Flamengo - 18,3 toneladas de lixo
Simpatia É Quase Amor - 25,7 t
Banda do Recreio - 610kg
Buda da Barra - 810kg
10 + Malandros - 2 t
Virilha de Minhoca - 5 t
Boêmios do Catruz - 510 Kg
Xodó da Piedade -368 kg
Baile de Rua: Dias da Cruz, no Méier - 4,2 t
De acordo com o Protocolo, blocos de grande porte que estão desfilando hoje, segunda-feira, dia 12/02, como o Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo; o Bloco Virtual, no Leme; o Afroreggae, no Centro, podem contar com até 260 garis distribuídos em três turnos, 600 contêineres e 17 veículos e equipamentos. Outros blocos desfilam hoje concentrando também grande número de foliões, como o Banda do Riviera, na Barra da Tijuca, o Bloco de Segunda, em Humaitá, entre muitos outros. A Comlurb está presente, agilizando a limpeza em todas as ruas.
Saiba como fazer sua parte
Os foliões que vão brincar no Carnaval de Rua devem ter cuidado em descartar os pequenos resíduos nos contêineres dispostos nas ruas e evitar urinar nas calçadas, vias e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.
Os agentes do Lixo Zero, contabilizando 235 agentes de fiscalização da Comlurb e 140 guardas municipais estão atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 563,30, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte irregular de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 205,60.
Nenhum comentário:
Postar um comentário