Guarda Municipal reforça Segurança Pública com 19 prisões em blocos
Com as prisões deste domingo (11/02), na Praia de Ipanema, de Max Vinício Leal do Nascimento, de 31 anos, e Dener de Lima Rosa, de 23 anos, após agredir e furtar o celular de um folião durante a passagem do bloco Areia, já são 19 pessoas detidas pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) desde a última sexta-feira. As prisões se deram por furto de celular, resistência e porte ilegal de arma de fogo. No desfile do Bangalafumenga, no Aterro do Flamengo, equipes da Prefeitura fizeram a apreensão de 3.651 bebidas diversas, entre cervejas, energéticos, vodkas e refrigerantes, sendo 426 garrafas de vidro. Além das bebidas, foram apreendidos 35 carrinhos para transporte, cinco triciclos, cinco churrasqueiras, além de grelha, guarda-sol, burro sem rabo, rádio, mesa, cadeira, fantasias e spray de espuma. Todo o material foi levado para um depósito municipal. O objetivo do prefeito Marcelo Crivella é proporcionar a todos o melhor carnaval do Rio de Janeiro.
Até a tarde de domingo, equipes de fiscalização de trânsito da GM-Rio aplicaram 229 multas, sendo a maioria por estacionamento irregular. Do total de multas, 22 foram aplicadas no entorno do Sambódromo. Já a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, removeu 51 veículos estacionados irregularmente nas áreas interditadas para a passagem de blocos e carros alegóricos das escolas de samba até às 17h de hoje, domingo, 11/2. No sábado (10/2), o total foi de 162 automóveis rebocados, sendo 79 em fiscalizações de blocos e no entorno do Sambódromo, e 83 em bairros como o Centro, Copacabana, Gamboa, Ipanema, Maracanã, entre outros. No total da Operação Carnaval, que começou na sexta-feira (09/02), já foram rebocados, por irregularidades, 247 veículos no entorno e adjacências do Sambódromo e blocos de rua. Durante as ações da Prefeitura do Rio para organizar o carnaval, especialmente em interdições de ruas e desvios de rota, foram utilizados 520 controladores da CET-Rio e 45 painéis entre fixos e móveis.
A Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, em atuação neste domingo de carnaval pelas ruas por onde os blocos estão passando, realizou inspeções em 160 bares e restaurantes, além de postos de saúde e ambulâncias que dão suporte aos grandes blocos. Foram aplicadas 34 multas e inutilizados nove quilos de alimentos, com interdição de 7 estabelecimentos, por falta de licença sanitária e higiene.
A operação Lixo Zero, da Comlurb, só neste domingo, até as 18h30, multou 105 pessoas, ou por urinar em vias públicas (98 infrações) ou por jogar guimba e papel na rua (7 infrações).
O Terreirão do Samba, da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu cinco mil pessoas na noite de sábado para uma dose dupla de atrações, com ImaginaSamba e Grupo Clareou. E tem mais neste domingo, com Swing e Simpatia e Ferrugem. Quem abre a programação da noite são as Filhas do Samba, com a companhia de Dorina. Os ingressos custam R$ 20, e moradores do Rio pagam meio se apresentarem comprovante de residência e RG mostrando que nasceram no Rio.
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde montou sete postos no Sambódromo. Foram 201 atendimentos na primeira noite e mais 323 na segunda noite de desfiles. Os foliões foram atendidos nos postos nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). Os casos mais comuns atendidos nos postos são mal estar por causa do calor, picos de hipertensão, torções e intoxicação exógena (por álcool ou outras drogas). No segundo dia de desfiles, seis pacientes, com quadros mais graves, tiveram que ser transferidos para hospitais ou unidades de pronto atendimento da rede municipal – 22 nos dois dias de apresentação. Para esses casos que precisam de remoção, a SMS disponibilizou 15 ambulâncias UTIs, com equipes de saúde distintas das equipes dos postos. A Central Municipal de Regulação dá suporte aos casos de necessidade de transferência de pacientes.
SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA
O planejamento especial conta com 15 reboques e 25 agentes no período diurno, das 7h às 19h, e três reboques e cinco agentes no período noturno, das 19h às 7h. O objetivo é coibir os estacionamentos irregulares, dando fluidez ao tráfego e ao percurso dos foliões espalhados pela cidade. Está proibido o estacionamento em locais já regulamentados e nos definidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) por publicação.
GUARDA MUNICIPAL
AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO:
A GM-Rio e o CMDCA iniciaram sábado, dia 10, no Bloco Semente do Samba, que desfila em Vila Isabel, ação para conscientizar foliões sobre a exploração sexual infantil durante o carnaval 2018. Até o dia 13 de fevereiro, equipes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e profissionais do CMDCA vão atuar nos blocos infantis "Fanfinha" e "Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho" e no desfile das escolas de samba mirins para alertar a população sobre o problema e orientar sobre as formas de denúncia. Haverá distribuição de folder informativo sobre o tema e a bola-mania, que é uma atividade lúdica com confecção de bonecos e objetos com balões de gás. Os guardas também distribuirão pulseiras de identificação para evitar casos de crianças perdidas. Os casos de flagrantes de violações de direitos e crimes contra crianças e adolescentes serão encaminhados para as autoridades policiais.
AGENDA DOS PRÓXIMOS DIAS:
Segunda-feira, dia 12, a partir das 9h
Bloco Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho
Local: Largo do Machado, Catete
Terça-feira, dia 13, a partir das 15h
Desfile das Escolas Mirim
Local: Sambódromo.
TERREIRÃO DO SAMBA
Os ingressos custam R$ 20, e moradores do Rio pagam meia entrada se apresentarem comprovante de residência ou o RG mostrando que são nascidos no Rio de Janeiro. Além de muita música, haverá distribuição de 15 mil preservativos. O Terreirão fica na Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário