segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Corpo de Bombeiros participa de reunião do Comitê da Amazônia Legal em Cuiabá

Corpo de Bombeiros participa de reunião do Comitê da Amazônia Legal em Cuiabá

 Nara Moura/Governo do Tocantins
Bombeiros militares de oito estados brasileiros que integram a Amazônia Legal (apenas Roraima não pôde comparecer), entre eles o Tocantins, participam, nesta semana, da primeira reunião técnica de assessores do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (Copal), em Cuiabá (MT). O evente tem o objetivo elaborar as diretrizes de integração de estratégias de combate a incêndios florestais na Amazônia Legal, ocorrendo desde a terça-feira, 6, e prosseguindo até o sábado, 10.
Palestrante no encontro, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), superintendente da Defesa Civil, no Estado e subchefe do Estado Maior, Peterson Queiroz de Ornelas, destacou a estrutura e os objetivos do Comitê. “O nosso principal objetivo é a integração entre os Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal e a proteção dessa região”, destacou.
Na oportunidade, os assessores trabalharam nos projetos que serão apresentados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obtenção de recursos visando preparar e estruturar ainda mais os Corpos de Bombeiros no tocante a prevenção e combate aos incêndios florestais.
Nesta sexta-feira, 9, a reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Florestas e de Combate ao Desmatamento, do Ministério do Meio Ambiente, Jair Schmitt, que explicou, aos participantes, a dinâmica necessária para essa integração das corporações e destacou a importância da criação do comitê para a obtenção dos recursos necessários à proteção da Amazônia Legal.  
 Copal
Criado em 2008, o Comitê de Proteção da Amazônia Legal tem como finalidade a busca pela integração dos organismos federais, estaduais, municipais, privados e Organizações não Governamentais (ONGs) para o melhor emprego, compartilhamento e otimização de recursos em prol da segurança ambiental da Amazônia.
Além das atividades de coordenação, execução, monitoramento e preservação do Bioma Amazônico, o Copal tem como meta o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal no que diz respeito à aplicação de recursos humanos, equipamentos de combate a incêndios florestais, logística e mobilização de militares para o desempenho das missões.
Amazônia Legal
Com uma extensão territorial de aproximadamente 5.217.423 km², cerca de 60% do território brasileiro, a Amazônia Legal é formada pelos estados brasileiros que abrangem a área da região da Floresta Amazônica: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Criada pela 1.806, ainda em 1953, com o principal objetivo é promover e planejar o desenvolvimento da região.
Desmatamento
Dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) detectaram, em setembro de 2016, 387 km² de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2015 quando o desmatamento somou 229 km². Em setembro de 2016, o desmatamento ocorreu no Mato Grosso (42%), no Pará (25%), na Rondônia (16%), no Amazonas (15%) e no Tocantins (1%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário