segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Seder dá continuidade às ações de inseminação artificial no rebanho da zona rural de Palmas



Seder dá continuidade às ações de inseminação artificial no rebanho da zona rural de Palmas

Deni Rocha


Mais uma ação para aumentar a produção leiteira em Palmas foi realizada nesta segunda-feira, 22, com a inseminação de três vacas da Chácara Santa Maria com a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que possui inúmeras vantagens em relação ao sistema convencional.

O protocolo de inseminação iniciou no dia 12 de janeiro de 2018, denominado dia D-Zero, com exame ginecológico das matrizes e aplicação de hormônios, teve prosseguimento no dia 20 do mesmo mês, conhecido como dia D-8, em que foi realizada a retirada de implante e aplicação de hormônios e finalizou neste dia 22, chamado de dia D-10, com a inseminação de fato.

Segundo o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, nessa propriedade em particular, a Seder pretende elevar de seis para 12 litros de leite por vaca, com a inseminação, mas também com a pastagem irrigada de capim mombaça. “O objetivo é aumentar em 100% a produção de leite por vaca na propriedade”, disse.

Sayão ressalta que várias atividades estão em andamento visando desenvolver a bacia leiteira de Palmas com objetivo de abastecer o mercado, basicamente, com agricultores familiares. Dentre elas, Sayão enumerou a distribuição e incorporação de calcário, multiplicação de mudas de capim forrageiro, assistência técnica, instalação de unidades demonstrativas e melhoramento genético do rebanho.

IATF

Segundo a Seder a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) tem várias vantagens com relação ao sistema convencional de inseminação artificial. Nela, o cio dos animais é alinhado, o que facilita o trabalho do produtor e reduz o intervalo entre os partos, além de poder programar a gestação para o período das chuvas, quando há maior disposição de pasto, com um índice de sucesso das inseminações é de aproximadamente 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário