segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Febre Amarela: Semus reforça que não há necessidade de correria aos centros de saúde da Capital



Febre Amarela: Semus reforça que não há necessidade de correria aos centros de saúde da Capital

Redação Semus


Os recentes casos de mortes por febre amarela em estados como Minas Gerais e São Paulo têm resultado numa grande procura por vacina nos postos de saúde desses estados. No entanto, aqui em Palmas, a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Cemuv/Semus) reitera que não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde da Comunidade, uma vez  que o Tocantins sempre fez parte da área com recomendação de vacinação, o que significa que a população já é imunizada. Mesmo assim, para atender aquelas pessoas ainda não imunizadas, a Cemuv informa que em virtude da grande procura, todos os dias haverá oferta de vacinas nos centros de saúde.

“Como é uma vacina de rotina, cada centro tem seu dia estabelecido para administrar essas doses, uma vez que cada frasco equivale a 10 doses que devem ser administradas no mesmo dia para não termos perda de vacina. Mas como a procura tem sido grande nos últimos dias, estamos orientando os vacinadores a abrir os frascos todos os dias enquanto a população estiver com essa demanda pela vacina”, explica a enfermeira da Cemuv, Juliana Araújo.

Juliana ressalta que não há necessidade de correria e que todas as salas de vacinas estão abastecidas. “Não estamos vivendo uma epidemia de febre amarela aqui. Não temos casos da doença. O esquema vacinal atual é de dose única. Quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina é considerado imunizado e não necessita de doses adicionais. As pessoas devem procurar cartões de vacina antigos para verificar a situação vacinal e se já houver registro da vacina, não há necessidade de revacinação”, explica.

A vacina contra febre amarela pode ser tomada por pessoas entre nove meses e 59 anos. Acima de 59 anos é necessário avaliação médica.

Na sexta-feira, 19, a aposentada Maria Antônia Izu procurou o Centro de Saúde da Comunidade da Arso 41 para se imunizar. “Eu vim vacinar hoje, mais como medida de precaução, pois vimos na televisão que tem muitos casos em São Paulo e eu vou viajar para lá também e eu já quero ir prevenida”, disse.

A estudante Marília Jaci Azevedo, 20 anos, perdeu o cartão de vacina e na dúvida procurou a unidade de saúde. “A procura da vacina contra febre amarela foi porque eu não tinha certeza se eu tinha tomado ou não, pois perdi meu cartão de vacina, e devido às últimas notícias eu achei melhor me informar na unidade e consegui me vacinar”, afirmou.

A professora Isabel Cristina Brasil é mãe do pequeno Isaac de um ano, que também foi imunizado contra febre amarela. “Eu vim aqui no centro de saúde para vacinar meu filho, pois é a época certa para ele ser imunizado. O Brasil está apavorado com essa questão da vacina de febre amarela, nós aqui do Tocantins somos privilegiados com a dose integral porque em outros estados elas estão sendo limitadas”, ressaltou.  


Confira quais centros de saúde oferecem vacina contra Febre Amarela


CSC Arno 33
CSC Arno 41
CSC Arno 42
CSC Arno 61
CSC Arno 71
CSC Arse 13
CSC Loiane Moreno
CSC Arne 53
CSC Arne 64
CSC Arso 41
CSC Arse 75
CSC Arse 82
CSC Arse 101
CSC Arso 111
CSC Valéria Martins (Arse 122)
CSC Arse 131
CSC Jardim Taquari
CSC Lago Sul
CSC Liberdade (Jardim Aureny III)
CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)
CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)
CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
CSC Jardim Aureny II
CSC Santa Bárbara  
CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)
CSC Bela Vista
CSC Morada do Sol
CSC Santa Fé
CSC Taquaruçu
CSC Buritirana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário