quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

RECEITA : PÃO DE BATATA FOFINHO – COM FERMENTO SECO OU FERMENTO DE GARRAFA



    PÃO DE BATATA FOFINHO



    Pão de batata caseiro super fofinho, feito com batata cozida, e pode ser recheado com catupiry! Congela super bem e é uma ótima opção de lanchinho! Faça em casa!

    INGREDIENTES

    • 2 batatas grandes (aprox. 250 gr) cozidas descascadas e amassadas,
    • 2 ovos em temperatura ambiente,
    • 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida,
    • 2 colheres (de sopa) de açúcar,
    • 1 colher (de sobremesa) de sal
    • 1 pacotinho de fermento seco instantâneo (10 gr),
    • 1 xícara (de chá) de leite morno,
    • 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente),
    • 1/2 xícara de manteiga derretida para pincelar (opcional).

    MODO DE PREPARO

    1. Em um bowl grande misture o purê de batatas, os ovos a manteiga e o açúcar até que tudo esteja bem homogêneo.
    2. Adicione o leite, o sal e 1 xícara de farinha, mexa até a farinha dissolver e parecer um mingau grosso, adicione o fermento e reserve por 15 minutos.
    3. Vá adicionando a farinha aos poucos e sovando até obter uma massa lisinha, pode ser que você não precise do 1 kg da farinha de trigo, então adicione aos poucos e somente o necessário!
    4. Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
    5. Transfira para a bancada e divida a massa em 32 pedaços, é o tamanho perfeito para os pãezinhos.
    6. Abra a massa e se for rechear agora é a hora! Com a massa aberta como uma pizza coloque o recheio no centro e vá unindo as bordas até que esteja bem fechado, se a massa estiver muito fininha pode estourar, se não estiver bem fechada o recheio pode vazar, então não se esqueça de apertar bem com os dedos para esta massa se fundir.
    7. Coloque a parte arrematada para baixo em uma assadeira bem polvilhada de farinha, faça o mesmo com o restante da massa.
    8. Com todos os pãezinhos de batata na assadeira ligue seu forno em temperatura alta ( aqui no nosso forno a temperatura alta é 280°C)  e deixe os pãezinhos crescerem antes de ir ao forno, isso deve demorar 1 hora aproximadamente, é o tempo perfeito para o forno ficar bem quentinho!
    9. Leve seus pãezinhos ao forno até ficarem dourados, assim que retirar pincele a manteiga derretida sobre eles ainda quente!

    NOTAS

    Cada pãozinho recheei com uma colher de catupiry.
    Se preferir utilizar o fermento de garrafa, troque o leite e o fermento seco por 1 xícara (de chá) do nosso fermento de garrafa e acrescente 4 colheres de leite em pó na primeira fase, O tempo de crescimento é bem mais lento, por isso assim que amassei levei a geladeira e deixei crescer por 24 horas, retirei, fiz as bolinhas e aguardei mais 4 horas para crescerem depois de moldados.
    O forno começa alto, para não queimar por for e não ficar crú por dentro, passados 10 primeiros minutos abaixe para 200°C, este início em forno quente é só para dar start ao crescimento dos seus pães.

    receita de pão de batata feito com fermento de garrafa

    CONGELA?


    Sim! Depois de pronto e frio, só colocar em saquinho próprio para congelamento e descongelar no microondas!

    FONTE: A CASA ENCANTADA 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário