Prefeituras estabelecem convênio para população tocantinense receber atendimento especializado na Capital
Redação Semus
Pela qualidade e estrutura que Palmas tem demonstrado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinenses de vários municípios do Estado passaram a buscar mais os serviços de saúde oferecidos na Capital. Com o grande crescimento, os gestores municipais de cidades próximas a Palmas estão procurando a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para firmar um convênio que permite que os moradores das cidades associadas recebam atendimentos nos serviços públicos de saúde de média e alta complexidade ambulatorial na Capital. Atualmente três municípios são conveniados.
A diretora de Saúde Secundária da Semus, enfermeira Juliana Veloso Ribeiro, explica que parte dos procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial ofertados na Rede Municipal de Saúde de Palmas é realizada por estabelecimentos de saúde privados através de contrato de credenciamento, sendo que os valores praticados pela União devem ser complementados pelo Fundo Municipal de Saúde, com recursos próprios do tesouro municipal, obedecendo a Tabela Municipal de Complementação dos Serviços, aprovada pelos respectivos Conselhos Municipais de Saúde e pela Comissão Intergestores Bipartite do SUS no Tocantins. “Apesar de dispor destes serviços na rede própria e privada, o município de Palmas não pode, por questões legais, complementar estes valores para outros municípios necessitando, portanto, que os mesmos complementem estes valores”, frisa.
“Mesmo sendo a gestão dos serviços de diferentes entes públicos, o paciente tocantinense não quer saber de quem é a responsabilidade pelo serviço. Ele quer atendimento. Quanto mais a gente integrar e complementar esforços, melhor será para o usuário do SUS”, lembra o secretário de Saúde de Palmas Nésio Fernandes, ressaltando que a rede municipal de Palmas conta com profissionais especializados e é bem estruturada, tanto no público quanto na rede privada.
Atualmente Palmas tem o convênio firmado com os municípios de Nova Rosalândia, Tocantínia e Fortaleza do Tabocão, celebrados ainda no segundo semestre de 2017. “Grande parte dos municípios referenciados tem procurado a Secretaria com interesse em firmar o referido convênio, alguns inclusive, já estão com a lei que autoriza o município a celebrar o convênio com Palmas, aprovada pela Câmara Municipal”, pontua a diretora.
(Edição/postagem: Iara Cruz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário