segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

FOLIA



FOLIA

Avenida Marechal Hermes será o palco do desfile oficial do Carnaval 2018









A Prefeitura de Belém aceitou a sugestão da Liga das Escolas de Samba e, nesse ano, o local do desfile oficial do Carnaval será a Avenida Marechal Hermes, no bairro do Umarizal. Desde o ano passado, representantes da Prefeitura, juntamente com o Ministério Público do Estado (MPE) e o Colegiado das Escolas de Samba de Belém estiveram envolvidos em reuniões para definir o desfile deste ano que deve atrair milhares de foliões à avenida.
Segurança, logística e infraestrutura foram os principais pontos avaliados para a mudança do local do desfile. Com duas únicas entradas de pedestres e veículos, a Marechal Hermes torna a fiscalização dos agentes de segurança mais eficaz, garantindo a tranquilidade dos brincantes e agremiações participantes.
“A mudança para a Avenida Marechal Hermes foi atendida após demanda da Liga das Escolas de Samba, e a Prefeitura de Belém respondeu positivamente”, afirmou Fábio Atanásio, presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). “A questão da segurança e da otimização dos custos operacionais foram decisivas para a mudança, que traz soluções estratégicas como a de reduzir os custos do poder público com as parcerias que terão o direito de arena”, completou Atanásio, que segue ressaltando que “oferecer um Carnaval com qualidade, planejamento e com as despesas públicas significativamente reduzidas torna a avaliação de mudança muito positiva”.
No final do ano passado, a Prefeitura de Belém anunciou às agremiações o repasse de R$ 2 milhões de verbas municipais, valor que inclui as subvenções para a realização do evento que tem garantido, neste ano, a parceria com a iniciativa privada.
Para Fabrício Gama, presidente da Liga das Escolas de Samba, além de toda a segurança garantida aos brincantes e populares que vão estar no entorno do acesso à avenida, a acessibilidade é outra somatória favorável à mudança do desfile. “No espaço nós temos ônibus que fazem linha para vários lugares da cidade. Estamos próximo da (Avenida) Presidente Vargas, lugar onde há facilidade de ir e vir”, ressaltou. Ainda de acordo com o presidente da Liga, a expectativa é de atrair, cerca de 40 mil pessoas nos dias de desfile na Marechal Hermes. “Mesmo com a mudança de avenida o público deve ser o mesmo que lotava a Aldeia Amazônica”, disse.
Marcado para os dias 2, 3 e 4 de fevereiro, com a apresentação das escolas do 2º, 1º e 3º grupos, respectivamente, a programação deve atrair, além dos brincantes das escolas, uma multidão que ocupará os camarotes e arquibancadas montados no percurso de 350 metros do corredor da folia.
A apuração do Carnaval 2018 que irá eleger a escola de samba campeã será no dia 17 de fevereiro. Em 2016, último Carnaval realizado em Belém, a vitória ficou com a Associação Carnavalesca Bole-Bole, que levou à avenida o enredo “Belém 400 anos: a festa no Guamá já começou”. Paulo Alcântara, presidente da Bole-Bole, espera repetir o grito de “É Campeão”. “Estamos trabalhando muito para levar para a avenida um ótimo desfile. A expectativa é a melhor possível”, contou o presidente da escola. Sobre a mudança de endereço do desfile, Alcântara diz esperar que este seja o pontapé inicial para a preparação de um grande espetáculo. “É um bom começo pra que tenhamos, para os próximos anos, um local já definido para as apresentações de Carnaval, além de ser um espaço adequado pra apresentação”, avaliou.
Apresentação - O tempo máximo de desfile para que cada escola de samba conquiste o público e os jurados será de 60 minutos para o 1° grupo; 50 minutos para o 2º grupo; e 40 minutos para o 3º grupo.
O 1º grupo, chamado popularmente de grupo especial, traz oito escolas de samba: Rancho Não Posso Me Amofiná, Quem São Eles, A Grande Família, Piratas da Batucada, Bole-Bole, Escola de Samba da Matinha, Deixa Falar e Xodó da Nega.
Credenciamento - O credenciamento dos profissionais de Imprensa para o Carnaval 2018 será feito até o dia 29 deste mês. Interessados na cobertura devem enviar e-mail com nome, função, veículo de comunicação e número de RG para prefeiturabelem.comus@gmail.com até às 12h do dia 29/01/2018, impreterivelmente. As credenciais serão nominais, portanto não poderão ser atendidas solicitações enviadas após o prazo.
Será obedecido o seguinte critério:
- Televisão: 1 repórter, 1 repórter cinematográfico e 1 auxiliar. 
- Rádio: 1 repórter.
- Jornal/Revista: 1 repórter e 1 repórter fotográfico. 
- Agência de Notícias: 1 repórter e 1 repórter fotográfico.
Confira a programação completa do desfile oficial do Carnaval de Belém:
- 02/02: das 20h às 4h, 2º Grupo.
- 03/02: das 20h às 6h, 1º Grupo.
- 04/02; das 19h às 2h, 3º Grupo.
- 10/02: das 19h às 2h, Blocos Carnavalescos.
Programação do carnaval oficial nos distritos:
- 11/02: Mosqueiro e Cotijuba.
- 12/02: Icoaraci.
- 13/02: Outeiro.
Por Adriana Pereira






Nenhum comentário:

Postar um comentário