segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CUIDADO COM OS ANIMAIS



CUIDADO COM OS ANIMAIS

Cremação recebe ação de castração de cães e gatos

22/01/2018 14:28
A cirurgia na gatinha Julia, de dois anos, foi uma das primeiras castrações realizadas na ação iniciada na manhã desta segunda-feira, 22, pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação. Julia já teve uma gestação e pariu sete gatinhos, mas a dona Yorrana Miranda, que doou todas as crias de Julia, explica que não pode ficar com mais animais em casa e optou pela castração.
“É muito importante castrarmos nossos animais. As fêmeas então, mais ainda, para evitar o câncer causado pelo anticoncepcional”, lembrou Yorrana, que mais cedo tinha levado para castrar o outro gatinho da casa, o Junior. “Agora a gente fica mais despreocupada em saber que eles estão castrados”, disse aliviada.
Assim como Julia, outras dezenas de gatos e cães foram levados pelos donos para os serviços de vacinação antirrábica e castração disponibilizados pelo CCZ na Praça Dalcídio Jurandir.  A programação continua até o dia 26 de janeiro. De acordo com o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Altevir Lopes , a meta é castrar, no mínimo, 14 cães e/ou gatos por cada dia da ação. “Desde hoje (segunda-feira) de manhã estamos cadastrando os animais para castrarmos até essa sexta. O cadastro será feito até esta quinta-feira (25) porque o último dia de castração será na sexta-feira, lembrando que também está sendo realizada a intensificação da vacinação antirrábica para cães e gatos que não vacinaram em 2017”, ressaltou.
A técnica de enfermagem Cristiane Siqueira também levou a cadela Luna de três anos para castrar. “Quando soube que a castração seria aqui corri para cadastrar minha cadela e meu gatinho. É de extrema importância que a população felina e canina seja controlada nas ruas, e nós sabemos que esse é o método mais eficaz”, frisou.
De acordo com a veterinária do CCZ, Márcia Valéria, a castração é um importante instrumento de controle populacional de cães e gatos e, por consequência, de controle de várias doenças transmitidas por esses animais ao homem, como raiva e leishmaniose. "Com a castração, também reduzimos o abandono desses animais. A prefeitura disponibiliza esse serviço gratuitamente tanto no CCZ quanto nas ações itinerantes do Castramóvel, como essa daqui do bairro da Cremação", informou. 
Somente em 2017, o CCZ realizou quase 5 mil cirurgias de castração em cães e gatos somando as ações dos mutirões e o castramóvel. 
A ação na Praça Dalcídio Jurandir começa a partir das 8h. Para a castração, o animal deve ter idade superior a seis meses, estar em jejum por 12h, não estar prenhe (no caso das fêmeas) e estar saudável. Deve ser agendada pelo dono do animal que precisa ser morador do bairro e apresentar documento de identidade e comprovantes de residência e renda. Já a vacinação é realizada em cães e gatos a partir de três meses. 
Vale ressaltar que o serviço é oferecido gratuitamente para pessoas com renda abaixo de dois salários mínimos.
Por Kezia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário