segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CAMPANHA



CAMPANHA

Final de semana com ações de adoção e vacinação de cães e gatos

21/01/2018 15:40
O final de semana foi voltado às ações de adoção e vacinação de cães e gatos de Belém. No sábado, 20, quem aproveitou o dia de folga para passear pelo Parque Shopping, na Avenida Augusto Montenegro, pôde conhecer os animais disponibilizados pelo Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para adoção. Maria Eduarda, de 10 anos, fez do passeio com a família a oportunidade de levar para casa um animal de estimação e a escolhida foi uma cadelinha que protagonizou no último mês um ensaio fotográfico promovido com a intenção de motivar a adoção.
Rápida na escolha da nova integrante da família e rápida, também, na escolha do nome da cadela. “O nome vai ser em homenagem a uma cadelinha que nós tínhamos”, disse Maria Eduarda explicando a escolha de “Lupita” para ser o nome da nova parceira. “Ela será a minha mais nova companhia e amiga”, completou.
Ao todo, foram disponibilizados 25 cachorros e 20 gatos para a feira, sendo que 17 ganharam um novo lar. Outras crianças satisfeitas com a ida ao shopping foram os irmãos Flávio Henrique, 8 anos e Lorena Anael, 15. “Viemos de Icoaraci só para adotar um cachorrinho. O Flávio e a Lorena dão muito trabalho para acordar cedo, mas foi só dizer que íamos na feira de adoção, que cedo estavam de pé”, comentou a mãe do casal Josiane Lisboa. O nome do novo animal de estimação da família, Mac, também foi explicado pelos novos donos. “É de um cara de uma série que nós assistimos onde ele é muito inteligente”, disse Flávio.
A adoção responsável é a principal orientação durante a entrevista feita para que o novo dono leve o animal para casa. “Nós entrevistamos o interessado e o orientamos sobre todos os cuidados necessários. Todos os animais disponibilizados nas feiras são saudáveis, vacinados contra a raiva e castrados ou vão com a guia para agendamento da castração", explicou o gerente do Centro do CCZ, Altevir Lopes.
Já a veterinária, Márcia Valéria, ressalta que durante as entrevistas também há a orientação para que a família observe o comportamento do animal no novo lar. “É preciso ter paciência, porque o cãozinho ou o gatinho pode ficar estressado nesse novo ambiente. É importante ainda levar ele em uma clínica veterinária para fazer o calendário vacinal e evitar as doenças, e o mais importante, se esse animal não estiver castrado ainda por ser muito novo, o novo dono precisa retornar ao CCZ com o encaminhamento para realizar a castração de forma gratuita”, frisou.
Ainda durante o evento foram oferecidos vacinação antirrábica, orientações sobre animais peçonhentos e posse responsável. A próxima edição está marcada para o dia 20 de fevereiro novamente no Parque Shopping.
Vacinação – Neste domingo, 21, foi realizada a intensificação da Campanha de Vacinação Antirrábica no bairro do Marco onde, aproximadamente, 800 cães e gatos foram imunizados. O objetivo foi vacinar os animais que não foram imunizados na última campanha, realizada em novembro do ano passado. O bairro faz parte da lista dos cinco que não alcançaram a meta de vacinação prevista para continuar nos próximos finais de semana.
Quem chegou logo cedo para vacinar a gatinha foi a estudante Yasmin Lima, 18, que tem consciência da importância da imunização. “Amo gatos e sei o quanto é importante protegê-los das doenças”, comentou.
O vendedor Isaías Valin, 51, não conseguiu vacinar o casal de cachorros na última campanha, e assim que soube da intensificação no bairro seguiu ao posto mais próximo. “Minha nora foi quem me avisou da vacinação, que acredito ter uma importância muito grande tanto para os animais quanto para nós”, ponderou.
De acordo com o veterinário do CCZ, Roberto Brito, a adesão às campanhas de vacinação antirrábica têm mantido o município de Belém livre da raiva em humanos e em cães e gatos desde 1984 e 2003, respectivamente. “É preciso que as pessoas tenham consciência da importância de vacinar o animal. O fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos, e por consequência, para a população humana é vacinando”, ponderou o veterinário.
Serviço
A partir desta segunda-feira, 22, o bairro da Cremação estará realizando a intensificação de vacinação na Praça Dalcídio Jurandir, e os moradores do bairro do Jurunas e Guamá já podem se programar, porque no próximo dia 27 a Prefeitura de Belém levará 20 postos volantes e 20 postos fixos para a intensificação da vacina nos dois bairros.
Por Kezia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário