segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

BATISTA CAMPOS



BATISTA CAMPOS

Sesma oferece atendimento na Praça em comemoração ao Dia do Farmacêutico

20/01/2018 16:11
Profissional de saúde, com campo de atuação cada vez mais amplo, os farmacêuticos celebram neste sábado, 20, a data em homenagem à categoria. E, para comemorar, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ofereceu durante toda a manhã, serviços voltados à saúde da população na Praça Batista Campos.
Entre as ações foram oferecidos testes de glicemia, aferição da pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Mais de 15 farmacêuticos trabalharam na triagem de quem chegava interessado no atendimento voltado à saúde, com a checagem do nível de glicose e pressão arterial.
Após o trabalho de triagem foi feito o levantamento de dados de todos os que passaram no local, e foi percebido que os principais problemas de saúde apresentados foram a ausência de uma alimentação adequada no período da manhã e, também, o índice de pessoas com pressão mais alta do que o recomendado pelos órgãos de saúde.
A Coordenadora de Referência Técnica de Medicamentos da Sesma, Simone Costa, demonstrou preocupação com uma situação em especial. “Ficamos muito preocupados, hoje em dia, com a automedicação, que quando feita de forma errada pode causar sérios problemas pra saúde”, comentou a coordenadora. “Além de checar a glicose e pressão, estamos dando informações sobre a importância de consultar médicos e farmacêuticos para poder se medicar”, completou. Exemplo de que a orientação teve efeito positivo, é da aposentada Maria Luiza Alves, de 72 anos. Com a pressão arterial estava tudo certo, mas a informação de um dos profissionais fez a idosa ficar em alerta. “A minha pressão estava de bebê, 12 por oito. Mas minha glicose estava muito baixa, pois não tomei o café da manhã. Ando muito, vou a pé pra todo lugar. Agora vou rápido pra casa tomar me alimentar pra tudo ficar bem”, contou.
Outra preocupação apresentada durante a programação em alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico foi em relação aos medicamentos descartáveis. “Vai fazer um ano que temos a Lei que obriga farmácias e unidades de saúde, de receberem e darem a destinação correta para os medicamentos entregues pela população”, destacou o chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos do Departamento de Vigilância Sanitária de Belém, Randolfo Coelho. “Fizemos questão em ressaltar isso também para quem chegasse, para não deixar medicamento vencido em casa e não despejar em qualquer lugar”, seguiu.
Durante o evento, muitos aproveitaram para fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Um deles foi o cabelereiro Ricardo Willer, de 26 anos. Mesmo com todos os cuidados, ele preferiu ter a certeza de que estava tudo certo com a saúde. “Mesmo tomando todos os cuidados com a relação sexual, nós sabemos que existem outras formas de contrair essas doenças e é melhor ter certeza que está tudo bem”, afirmou.
Ao final da ação, Lucilene Calado, de 40 anos, provou que o cuidado com a saúde não tem idade. Mãe do pequeno Pedro Carlos, 7 anos, ela aproveitou para ver se o garoto, apaixonado por doces, estava com a glicose no nível recomendado. “Ele adora um doce, então fiquei preocupada se a glicose dele estava alta. Ele acabou de tomar café e deu 105, e disseram que está tudo certo. Achei a iniciativa do evento muito boa”, finalizou.
Por João Alberto Rufino

Nenhum comentário:

Postar um comentário