quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Arte e música



Notícia

 

Arte e Música

 

Feira da Beira agita as Oficinas Curro Velho nesta sexta-feira (20)

18/10/2017 16:03h
Imagine um fim de tarde ao som de uma boa música, saboreando petiscos e contemplando a paisagem do rio Pará? O que poderia ser uma pedida para o happy hour de sexta-feira é o que o público vai encontrar nesta sexta-feira (20), a partir das 18h, no Curro Velho, durante a programação da Feira da Beira, organizada pela Fundação Cultural do Pará (FCP), com entrada gratuita.
Música, teatro, dança, shows com artistas paraenses, vendas de artesanato e de comidas típicas, um ambiente acessível para crianças, jovens e adultos. Tudo isso estará reunido no anfiteatro das Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo, em Belém.
Entre as atrações está a Companhia de Dança Inclusiva “Do Nosso Jeito”, projeto de dança premiado pela Fundação Cultural do Pará e desenvolvido há mais de três anos com a participação de cadeirantes. Atualmente, o grupo é composto por 12 integrantes da Companhia de Dança em Cadeira de Rodas, que representa a FCP dentro e fora do estado por meio da dança inclusiva e busca desbravar os limites do corpo.
Haverá ainda a apresentação do espetáculo “Encantos de Promesseiros”, do grupo Auto da Lua Crescente, e da Orquestra Choro do Pará. Ambos são resultados de oficinas realizadas pela FCP em seus espaços culturais, como o Curro Velho e a Casa das Artes.
Pesquisa – Na Feira da Beira tem espaço também para as experimentações musicais, com o trabalho do produtor e DJ. Pro.efX, que propõe fusão de vários ritmos com experimentações eletrônicas.
O artista despontou no ano 2000 com a banda Dubcoreattack. Suas produções eletrônicas têm inspirações na cultura jamaicana. Pro.efX vai apresentar na Feira da Beira o projeto “Bumba meu Bass”, que lança um olhar contemporâneo sobre a música regional. “Neste trabalho de pesquisa utilizo métodos digitais para unir o folclore típico do Norte do país às tendências musicais pop eletrônicas com a utilização de samples de vozes de mestres do carimbó e toadas de boi-bumbá, com várias participações de artistas locais como Keila, Jeff Morais, Damadik, Iva Rothe e Bunnin. No meio dessas experimentações existem misturas como carimbó com mombahton, retumbão com dub, boi-bumbá com reggaeton, entre outros”, comenta o artista.
O projeto “Bumba meu Bass” foi contemplado no Programa Seiva de Incentivo à Arte e Cultura, no Edital de Produção e Difusão Artística da FCP.
Música Paraense – A música “Nazarezinha” virou hit no Círio de Nazar. De autoria do cantor e compositor paraense, Almizinho Gabriel, é uma das mais conhecidas homenagens musicais à Virgem de Nazaré.
Almirzinho tem 52 anos e mais de 30 dedicados a uma paixão: a música. É multi-instrumentista, toca violão, cavaquinho, contrabaixo, bandolim e batuca na mesa. Tem quatros discos gravados e trabalha com outros projetos voltados para o samba, choro, guitarradas.
Artistas como Fafá de Belém, Gabi Amarantos, Nazaré Pereira, Gang do Eletro, Natália Matos, Keila Gentil, Marco André, Mahrco Monteiro, Lucinha Bastos, Claudio Nucci, Flávio Venturini, Vital Lima, Joelma Klaudia, Viviane Batidão, Juliana Sinimbu, Aíla e Ronaldo Silva, entre outros, já gravaram composições do artista paraense.
Amazônia - A cantora Joelma Kláudia, com o seu “Amazônia Lounge” também é uma das atrações da noite. O seu trabalho faz releituras e fusões da música mundial com a música paraense. Segundo a artista, “o show tem uma conexão aos impactos ambientais e uma relação com identidade cultural da Amazônia”.
Joelma nasceu em Altamira e começou a cantar junto com as lavadeiras do rio Xingu e na igreja evangélica Assembleia de Deus, que era freqüentada por sua família. Hoje ela trabalha com blues, rock e MPB, entre outros gêneros.
Serviço: Feira da Beira 2017, com Almizinho Gabriel, Joelma Kláudia, Companhia Do Nosso Jeito, Orquestra Choro do Pará e muito mais. Dia 20 de outubro (sexta-feira), a partir das 18h, no anfiteatro das oficinas Curro Velho – Rua Professor Nelson Ribeiro, nº287 (final da Djalma Dutra).
Por Andreza Gomes
FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Telefone: 9132024350
Site: www.fcp.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 3202-4391 
Email: andrezagomesjornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário