quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Preparação



Notícia

 

Preparação

 

Alunos da Escola Cordeiro de Farias fazem simulado para o Enem

18/10/2017 16:34h
Imagine a seguinte questão na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): - O paraense “A” encontra o paraense “B” e diz: “Mano, ganhei um ingresso para o RE X PA. Achei ruim, nem queria!”. Afinal, ele gostou ou não gostou? Se a linguagem típica do paraense – que ganhou destaque nos últimos meses em uma telenovela nacional – fosse componente de alguma competência da prova de Linguagens do Enem, os estudantes paraenses, certamente, não estariam tão preocupados, por conhecerem o vocabulário que já inspirou contistas, romancistas e poetas regionais.
Os aulões seriam mais animados, devido à fala coloquial do paraense ser cheia de apelos linguísticos motivacionais. Os estudantes paraenses da rede estadual de ensino, que farão o Enem em novembro próximo, não terão essa vantagem, mas estão aproveitando cada segundo dos “aulões” e “simulados” oferecidos nas escolas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Na reta final para o exame nacional, que garante uma vaga no ensino superior, os alunos da Escola Cordeiro de Farias participaram na terça-feira (17) de mais um simulado, com questões relacionadas a Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e Redação – conteúdos da primeira prova do Enem. Na próxima terça-feira (24), quando será realizado o segundo simulado, será a vez das questões de  Matemática e Ciências da Natureza. O simulado tem a duração de quatro horas e meia, mesmo tempo da prova do exame nacional.
Rotina intensa - A estudante Evellyn Monteiro, 3º ano do Ensino Médio, participante do simulado, enfrenta uma rotina de estudos intensa. “Espero fazer o melhor possível. Estou me preparando para a prova. A escola tem ajudado muito, promovendo encontros, palestras e simulados para nos auxiliar na preparação”, contou Evellyn, que pretende cursar jornalismo.
Assim como Evellyn Monteiro, a estudante Hevelyn Silva vivencia a maratona de estudos. “Estou estudando muito, assim como os meus colegas de classe, tentando arrumar tempo pra revisar todo o conteúdo da prova, pois faltam poucos dias”, informou.
A professora de Redação e Língua Portuguesa Maria do Carmo Santiago, da Escola Cordeiro de Farias, disse que está procurando trabalhar todas as competências exigidas pelo exame, para que os alunos possam ter um bom desempenho. “Desenvolvemos atividades que abordam essas temáticas, fazendo com que eles fiquem mais seguros na hora das respostas ou de escrever”, ressaltou.
Aulão na URE - A 5ª Unidade Seduc na Escola (USE) promoverá nesta quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), no auditório do Centur, a partir das 8 h, um aulão para 340 alunos, de sete escolas de Belém (Ulisses Guimarãres, Justo Chermont, Orlando Bitar, Doutor Freitas, Vilhena Alves, Rodrigues Pinagé e Benjamin Constant).
As provas do Enem serão realizadas em dois domingos de novembro, 5 e 12. No primeiro domingo, as provas terão cinco horas e meia de duração, terminando às 19 h. Serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a Redação.
No segundo domingo (12) serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A duração das provas será de quatro horas e meia. Os locais das provas serão abertos às 12 h – horário de Brasília.
Por Eliane Cardoso
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Endereço: Rod. Augusto Montenegro Km 10, S/N. Icoaraci, Belém-PA. CEP: 66820-000
Telefone: 9132015127
Site: www.seduc.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 3201-5181/5182 
Email: comunicacao@seduc.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário