quarta-feira, 30 de agosto de 2017

MUNDO

EUA têm 11 mil soldados no 

 Afeganistão, cifra acima do 

previsto

 

https://s2.glbimg.com/y8U-SFPtKMyMEyoPoPjunOZHW40=/0x0:1700x1065/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/T/w/IAlPSGTSiyV8Sw4mr6jQ/afghan-taliban-trump-fran.jpg
Soldados dos EUA e Afeganistão são vistos perto da vila de Asad Khil, ao leste de Cabul, em foto de 17 de abril (Foto: AP Photo/Rahmat Gul)

O Pentágono aumentou consideravelmente nesta quarta-feira (30) a estimativa do número de militares americanos que estão atualmente no Afeganistão, antes da decisão do presidente Donald Trump de enviar milhares de soldados em sua nova estratégia para o país em guerra.
O diretor-geral do Pentágono, o tenente-general Kenneth McKenzie, afirmou que uma revisão mostrou que há aproximadamente 11.000 militares americanos no Afeganistão, em comparação à cifra de 8.400 soldados usada desde o ano passado.
A nova contagem, que inclui unidades temporárias, secretas e forças regulares, foi feita para estabelecer as bases para o aumento das tropas - possivelmente em cerca de 4.000 - como parte da nova estratégia de Trump para apoiar os militares afegãos na luta contra o Talibã.
Mas McKenzie não informou quantos novos soldados serão enviados.
O secretário de Defesa, Jim Mattis, "ainda não tomou essa decisão", disse, acrescentando que as ordens de mobilização ainda não foram emitidas.
McKenzie disse que quando o ex-presidente Barack Obama fixou em julho de 2016 um teto de 8.400 soldados no Afeganistão, os comandantes militares tiveram dificuldades para dispersar unidades completas, o que provocou "consequências imprevistas". Além disso, unidades temporárias e clandestinas não foram contabilizadas.
A nova estimativa foi revelada quase duas semanas após Trump e seu alto comando militar decidirem aumentar a presença de soldados americanos no Afeganistão para pressionar o Talibã e outros grupos extremistas. 

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário