domingo, 20 de agosto de 2017

M



Notícia


Meio Ambiente

Castanhal ganha Observatório do Municípios Verdes







O município de Castanhal deu mais um passo em direção à sustentabilidade nesta quinta-feira, 17, quando assinou o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável junto ao Programa Municípios Verdes (PMV). A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lúcia Porpino, afirmou que segue trabalhando para que Castanhal consiga atingir as metas do PMV para ser certificado como "Município Verde".
O prefeito e o vice-prefeito de Castanhal participaram do evento, além de representantes de diversos órgãos municipais, como secretários de Agricultura, Habitação e Planejamento. Também participaram da cerimônia de assinatura representantes de diversas associações de agricultores da região e de instituições do Estado e do município. Representaram o Estado, o secretário extraordinário do PMV, Justiniano Netto, e a diretora dos Núcleos Regionais de Gestão e Regularidade Ambiental (Ures) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), Sylvia Santos.
“Nós estamos muito felizes de poder seguir avançando na área ambiental em Castanhal. Nossa secretária não mede esforços para avançar e nós acreditamos nesse trabalho. Logo, a nossa Cidade Modelo também será Município Verde”, disse o prefeito Pedro Coelho.
Um dos diferenciais do Pacto em Castanhal é a criação do Observatório Ambiental. “O Observatório funcionará como grupo de trabalho municipal de desenvolvimento sustentável, criado por decreto municipal. Em até 120 dias deverá ser elaborado o regimento interno e um plano de ação para o cumprimento dos compromissos e metas previstas. Nós estamos muito felizes e vamos em frente para Castanhal ser Município Verde”, concluiu a secretária Lúcia Porpino.
“O Pacto invoca um compromisso que vai criar mecanismos céleres para a regularização. O Pacto é um ponto de partida e pode estimular outras adesões, outras parcerias”, afirmou o secretário Justiniano Netto.
O Pacto é a primeira meta do PMV para certificar municípios verdes e é, de fato, um compromisso, principalmente da sociedade local. O objetivo é reunir atores para trabalhar a redução do desmatamento, o aumento do índice do Cadastro Ambiental Rural e discutir outras pautas ambientais.
Para dois pequenos produtores rurais da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Bacabauzinho, localizada na PA-105, km 27, os irmãos Wilson José e Nilton César Modesto Rodrigues, o momento de aproximação é de extrema valia para o esclarecimento das regras do Código Florestal e ainda sobre as possibilidades para trabalhadores do campo.
“Nós assistimos hoje vídeos dessa campanha que está passando pelos municípios e a gente quer que chegue até a nossa comunidade. Muita gente ainda desmata porque não tem conhecimento, mas lá onde a gente vive, a gente não desmata na beira dos igarapés não, é tudo preservado”, afirmou Wilson.
O evento em Castanhal contou com a participação também de diversas entidades, como Associação Comunitária João Batista (Acajob), Associação Unidos e Fortes do Bacuri, Agrovila São Raimundo, Associação de Desenvolvimento Comunitário e Rural Nossa Senhora da Conceição, Estância Jesus Ltda, Sindicato Rural de Castanhal e Associação Comercial e Industrial de Castanhal.
Por Natália Mello
Agencia Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário