domingo, 20 de agosto de 2017

Hospital de Tailândia Pará



Notícia


Saúde

Hospital de Tailândia incentiva o aleitamento exclusivo no município











Crianças que são alimentadas com leite materno exclusivo até os seis meses de idade são mais resistentes às doenças, alergias e outras complicações de saúde. Essas e outras informações estão sendo repassadas às gestantes e puérperas, por profissionais do Hospital Geral de Tailândia (HGT),que é referência em várias especialidades, principalmente na assistência de média complexidade em maternidade. Somente de janeiro a julho deste ano, a unidade já realizou 854 partos, entre normais e cesários.
A ação de educação em saúde sobre o tema vem sendo desenvolvida desde o início de agosto e se estenderá até o final do mês com atividades realizadas junto às usuárias, acompanhantes e colaboradoras do hospital e, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com palestras também no Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel, sempre pela manhã.
Em ambos os locais, as grávidas e mamães recentes aproveitam a oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre a importância do aleitamento materno e outros cuidados com os bebês, que já despertam em suas mães o interesse desse cuidar desde a confirmação da gravidez.
As informações são repassadas pelo enfermeiro José Juliano Costa e pela pedagoga Ana Elizabett Gomes de Souza, que coordena o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital. Segundo ela, a ação também envolve as acompanhantes das usuárias. “O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, contém proteínas, vitaminas, gorduras, água, além de anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças”.
Grávida do segundo filho, a dona de casa Jaqueline Nogueira Mesquita, 30, concorda com a importância dessas informações para a saúde do bebê. “A palestra despertou ainda mais o incentivo de alimentar meu filho somente com meu leite. Agora estou mais segura e menos ansiosa, sabendo que os benefícios do leite estão dentro de mim e esse ato fez bem para o filho e a mãe”, disse a gestante, que reside no bairro Novo, em Tailândia.
Juliano Costa complementa que o aleitamento materno também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo forte ligação com a mãe, o que lhe transmite segurança e carinho. “O ato de mamar garante uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula o padrão respiratório nasal do bebê”, explicou.
A jovem Raine Silva e Silva, que teve seu filho no HGT, agradece não apenas o atendimento recebido, como também as informações que obteve sobre os cuidados com o recém nascido. “Nos sentimos mais seguras e motivadas pela equipe dos profissionais da maternidade em alimentar corretamente nossos nenéns”, comentou a usuária residente na Vila Águas Claras, em Tailandia.
As ações de incentivo à amamentação exclusiva e cuidados com o bebê estão sendo realizadas desde o início de agosto e na última ação, na quinta-feira, 17, 70 usuárias participaram das palestras no centro de saúde. Também são distribuídos panfletos sobre o tema.
Com intenso fluxo de atendimento na mesorregião do nordeste paraense, o HGT, no primeiro semestre deste ano, efetivou 4596 atendimentos ambulatoriais, desses, 980 foram na especialidade de ginecologia e 879 em pediatria.
Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de média complexidade e dispõe de apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia e eletrocardiografia. O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
Por Vera Rojas
Agencia pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário