quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DF



Polícia e Detran do DF investigam esquema de venda de CNH na internet
Carro de fiscalização do Detran do Distrito Federal (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

A reportagem da TV Globo flagrou, nesta terça-feira (1º), a ação de pessoas quem vendem ilegalmente carteiras de habilitação na internet. Qualquer um pode comprar a CNH, sem a necessidade de frequentar aulas, provas práticas ou exames. Os anunciantes chegam a cobrar até R$ 1,3 mil para emitir o documento.

Por telefone, a repórter Clara Franco simulou interesse e negociou com um homem, a venda da habilitação, categoria B. O suposto fraudador promete entregar o documento em 15 dias. “Você envia a documentação, faz o pagamento do sinal de entrada, que é um valor exigido a qualquer taxa inicial do processo aqui na autoescola.”
"A gente realiza todo o procedimento como se você realmente tivesse passado em todas as etapas na autoescola."

Alguns anunciantes preferem fechar o negócio por mensagem. Em um outro anúncio, uma pessoa diz que trabalha no centro de cadastramento e validação do Detran de São Paulo. À reportagem, o órgão oficial respondeu que este setor não existe no departamento.

O suspeito diz emitir a CNH para todo o Brasil. Segundo ele, o documento não é entregue em mãos por “motivo de segurança”. A carteira chegaria em casa depois do pagamento via depósito bancário.
O Detran do DF diz saber que os anúncios são de quadrilhas de outros estados que agem em Brasília. De acordo com o órgão, as organizações envolvem servidores de departamentos de trânsito, despachantes e autoescolas que enviam a documentação fraudada como se alunos de outros estados estivessem pedindo uma transferência.

O diretor do departamento de trânsito, Glauber Peixoto, fala dos riscos de comprar CNH.
"A pessoa que não passa por todo processo de habilitação, não vai conhecer a legislação como deveria, ela vai começar a dirigir sem ter os cuidados necessários à segurança do trânsito, colocando em risco ela própria como condutora e outras pessoas na via.”
O Detran disse ainda que fiscaliza com frequência as 170 autoescolas credenciadas no DF e que pra evitar esse tipo de fraude, passou a exigir no ano passado o sistema de biometria. No novo sistema, aluno e instrutor marcam presença e batem fotos para comprovar as aulas.
G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário