sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Agronegocio

Criação de tilápias - dimensionamento dos tanques

O dimensionamento dos tanques é uma etapa que deve ser feita com critérios, pois trabalhar com um número além do necessário eleva o custo de implantação da piscicultura e ocupa maior área

Criação de tilápias - dimensionamento dos tanques  

 

O dimensionamento, isto é, a determinação do número de tanques que será necessário, bem como a capacidade de cada um deles, na criação de tilápias, deverão ser estabelecidos em função do volume de produção de peixes que se deseja obter. Essa é uma etapa que deve ser feita com critérios, pois, trabalhar com um número de tanques além do necessário elevará o custo de implantação da piscicultura, além de ocupar maior área do terreno, sem necessidade. E, por outro lado, se o número de tanques for inferior ao necessário, não será possível produzir a quantidade de peixes desejada.

Tanques de terra: dimensionamento

 

Os tanques de terra, utilizados na fase de recria, deverão possuir formato retangular para facilitar a captura dos peixes com rede. A fase de recria dura aproximadamente dois meses e, depois deste tempo, os filhotes serão transferidos para os tanques-rede de engorda, onde permanecerão por mais quatro meses, em média. Portanto, o período de recria será igual a meio período de engorda. Assim, um tanque de recria terá capacidade para atender a dois tanques de engorda.

Tanques-rede: dimensionamento

 

Já os tanques-rede, utilizados na fase de engorda, deverão possuir 2 m de cada lado e 1,20 m de profundidade.


Tanques de terra: determinação do número de tanques

 

Para determinar o número necessário de tanques de recria e de engorda será preciso saber a capacidade de suporte da represa, a qual refere-se à quantidade máxima de tanques-rede que poderá ser instalada dentro de uma represa. A capacidade de suporte de uma represa é determinada dividindo-se a sua área alagada (inundada)  pela quantidade média, em quilos, de peixes que será retirada de cada tanque-rede.

Tanques de terra: dimensionamento dos tanques-rede

 

Em um tanque-rede com dimensões de 2 x 2 x 1,2 m (volume útil = 4 m3), ou seja, com volume útil de 4 m3, poderão ser mantidas, em média, 1.500 tilápias. Isso significa dizer que, durante a fase de engorda, em cada metro cúbico de tanque-rede, poderão ser mantidas 375 tilápias (1.500 tilápias por TR / 4 m3 de TR = 375 tilápias/ m3). No final da fase de engorda, cada tilápia estará pesando, em média, 400 g (0,4 kg). Assim, de cada tanque-rede serão retirados 600 kg de peixe (1.500 tilápias/TR x 0,4 kg/tilápia = 600 kg), ou seja, em cada m3 de tanque-rede serão produzidos 150 kg de tilápias (375 tilápias/ m3 x 0,4 kg/tilápias = 150 kg de tilápias/ m3 de TR).

Tanques de terra: dimensionamento dos tanques de terra

 

A determinação das dimensões dos tanques de recria serão obtidas a partir de duas considerações, ou seja:

1) A mortalidade aceitável na produção comercial de tilápias é de 20%, sendo 18% na fase de recria e 2% na fase de engorda; e

2) Em cada metro quadrado de área alagada dos tanques de terra, para recria, poderão ser colocados 10 alevinos.

Portanto, para que ao final da fase de engorda sejam obtidas, de cada tanque-rede, as 750 tilápias esperadas, tendo cada uma 800 g de  peso médio, será necessário colocar, em cada tanque de recria, 938 alevinos (750/0,8 = 938 alevinos). Mas, pela segunda condição, em cada  metro quadrado de área alagada dos tanques de terra, podem ser colocados 10 alevinos, então, para saber qual a área necessária para  cultivar 938 alevinos, é só fazer uma regra de três simples.

Conclui-se que uma única remessa de alevinos de tilápias saídas de um tanque de recria, com área alagada de 1.000 m2, terá condições de  atender, com folga, a dez tanques-rede de engorda.
Conheça os Cursos CPT, da área Psicultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Por Silvana Teixeira.
Pensando em você, cliente CPT, o Centro de Produções Técnicas disponibiliza gratuitamente um manual prático sobre criação de tilápias, com especificações sobre as principais espécies, a temperatura e o o pH mais adequados para a sua criação, bem como os tipos de alimentação e as formas de reprodução. Tudo elaborado em linguagem simples e ilustrações para melhor exemplificar o conteúdo.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário