quarta-feira, 12 de julho de 2017

POLITICA GO


ALEGO



























Simeyzon Silveira se reúne na Amma para discutir fomento de energia fotovoltaica em Goiânia


O INTUITO DA REUNIÃO FOI O DE FACILITAR O LICENCIAMENTO AMBIENTAL E A REGULAMENTAÇÃO PARA A INSTALAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, ASSIM COMO O FÓRUM AUXILIOU NA CRIAÇÃO DO LICENCIAMENTO NO ESTADO DE GOIÁS. UMA COMISSÃO INTERSECRETARIAL SERÁ CRIADA NA PREFEITURA PARA DISCUTIR AS IDEIAS SOBRE O TEMA.

O deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) participou na manhã desta terça-feira, 11, como presidente do Fórum Permanente de Energia, de reunião na Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Goiânia.
O intuito da reunião foi o de facilitar o licenciamento ambiental e a regulamentação para a instalação de energia fotovoltaica no município de Goiânia, assim como o Fórum auxiliou na criação do licenciamento no estado de Goiás. Uma comissão intersecretarial será criada na prefeitura para discutir as ideias sobre o tema.
Estavam presentes o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto; a superintendente da Secima, Danúsia Arantes; o secretário da Sedetec, Macxwell Novais; Diógenes Aires Melo, da Seplam, e representante do Fórum na prefeitura de Goiânia; Júlio Campos, da Acieg; Sandro Parreira, diretor de licenciamento da Amma; Henrique Alves, da Seplam; e André Luiz.
Simeyzon afirmou que os licenciamentos ambientais estaduais avançaram muito nos últimos anos. A ideia é que Goiânia, por ser a maior cidade do Estado, seja modelo para os outros municípios. O deputado ainda explicou o motivo de, inicialmente, o fomento ser de energia fotovoltaica.
“Não podemos dispensar nenhuma fonte limpa, mas hoje, em Goiás, as duas principais energias renováveis trabalhadas são a fotovoltaica e a biomassa, por isso o foco inicial na energia obtida através do sol”, afirmou.
Para Danúsia Arantes o ambiente está pronto e é favorável para que todos os municípios de Goiás façam o seu licenciamento, cada um à sua forma, preservando a metodologia estadual. “Goiás está sendo colocado como evidência com o Goiás Solar e a entrega de casas com sistema de energia fotovoltaica, como as 149 em Pirenópolis”, afirmou.
Gilberto Marques, da Amma, afirmou que o foco da prefeitura é desburocratizar todo o sistema, e que a ideia do licenciamento é ótima, ideia compartilhada por Macxwell Novais.
Segundo Diógenes, Goiânia tem chances de conseguir crescer muito na produção de energia fotovoltaica em pouco tempo. Ele ainda enfatizou que a Secima fez um licenciamento que segue todos os parâmetros nacionais, e seria facilmente aplicável na Capital.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário