terça-feira, 20 de junho de 2017

SAÚDE

Correr não causa artrose nos 


joelhos e no quadril



Imagem relacionada

O exercício, se feito com critério, chega até a proteger essas regiões de desgastes Foto: Reprodução



Por ser uma atividade de alto impacto, a corrida muitas vezes é associada a problemas graves nas articulações do joelho e quadril. Um exemplo é a artrose (ou osteoartrite), doença caracterizada pelo desgaste dessas estruturas. Porém, de acordo com um levantamento feito por cientistas de Espanha, Suécia, Estados Unidos e Canadá, a prática é, na verdade, uma aliada das juntas — pelo menos se realizada com moderação.
PUBLICIDADE
A partir de uma revisão de 17 estudos que, ao total, incluíam mais de 110 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que apenas 3,5% dos corredores amadores desenvolviam artrose nos quadris ou joelhos. Já entre os sedentários, essa taxa chegava a 10,2%, um índice quase três vezes maior.
“A pesquisa muda tudo que se pensava até então. Ela conclui que a corrida é um fator de prevenção para a artrose no joelho e quadril desde que seja recreacional, praticada de duas a três vezes por semana”, orienta o fisioterapeuta Thiago Fukuda, membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva.

Fonte: Saúde  Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário