Filhotes encontrados no Xingu são transferidos
(Foto: Divulgação/Norte Energia)
Dois filhotes de onça-pintada encontrados na divisa dos municípios de Altamira, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, no Pará, ganharam novo espaço para serem cuidados até a idade adulta depois de terem sido mantidos e cuidados pela Norte Energia por cerca de dois meses.
Em janeiro, os animais foram encaminhados à empresa pelo Ibama e, desde o dia 4 de abril, estão na Organização Não Governamental NEX - No Extinction, em Goiás.
Em janeiro deste ano, as duas fêmeas foram encontradas dentro de uma caixa de plástico por um agricultor no Travessão Ressaca, na Rodovia Trans-Assurini. As onças foram entregues ao Ibama de Altamira, que solicitou apoio à Norte Energia para serem recepcionadas e tratadas no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da empresa.
Os animais chegaram ao CEA em 10 de janeiro pesando cerca de dois quilos, com os olhos ainda fechados e sem dentição, apresentando ainda um quadro leve de diarreia. Uma equipe de veterinário e tratadores dedicou-se por quase 70 dias para garantir o crescimento saudável dos filhotes. Medicação, alimentação adequada à espécie e cuidados especiais em regime contínuo foram a rotina dos profissionais nesse período.
Hoje as onças estão pesando mais de oito quilos cada uma e em condições para viajar por cerca de dois mil quilômetros até a propriedade da NEX, entidade que trabalha desde o ano 2000 na conservação de felídeos silvestres da fauna brasileira.
Na área da entidade, as felinas terão tratamento adequado em espaços especialmente projetados para preservar os hábitos da espécie Panthera onca e assim que atingirem as condições de idade e peso, serão reintroduzidas em ambiente natural compatível com suas necessidades de sobrevivência, no bioma amazônico.
FONTE: DOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário