quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

CULINÁRIA NORDESTINA

Um, dois: feijão com arroz

Um, dois: feijão com arroz

Para os brasileiros o casamento perfeito em nossa culinária é o bom prato de feijão com arroz. E no nordeste aconteceu o casamento feliz, uma união mais que perfeita: o Baião de Dois.
Todo o sucesso dessa união vem do seu valor nutritivo. A união do arroz e feijão produz uma química que extrapola apenas o sabor para formarem uma perfeita e saudável combinação proteica. Está aí o segredo dessa dupla permanecer como a protagonista na cozinha brasileira.
O Baião de Dois é um prato oriundo dos estados do Nordeste do Brasil, apreciado também na região Norte. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão de corda. A história do Baião de Dois remonta aos tempos de grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia ser desperdiçado. Assim, uniu-se as sobras da cozinha, arroz e feijão. Muitas receitas agrupam também carne seca e queijo coalho.


Baião de Dois (Crédito: Divulgação)
Baião de Dois (Crédito: Divulgação)

O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada "baiano”. Juntar feijão com arroz se tornou música e ganhou popularidade através da parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com a voz do "Rei do Baião", o pernambucano Luíz Gonzaga, na metade do século XX.


Luis Gonzaga (Crédito: Divulgação)


FONTE ;AMINOARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário